Meio Ambiente

Inema embarga obra da MRV em Salvador

Divulgação
A construção estaria sendo realizada sem a necessária “Autorização de Manejo de Fauna”, segundo o Inema  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 14/04/2023, às 23h00 - Atualizado em 16/04/2023, às 14h48   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema) embargou uma obra da construtora MRV, em Salvador. O projeto intitulado Sete Sóis seria a primeira smartcidade de habitação popular, com mais de quatro mil apartamentos, e sendo construído no bairro de Mussurunga sem um estudo adequado de impacto de vizinhança e ainda com supressão de vegetação sendo realizada sem o necessário afugentamento de fauna

A obra já estava sendo alvo de protestos dos moradores da região desde 2021, pois a compra do terreno, segundo eles, teria sido feita a base de grilagem. Além disso, no quesito ambiental, eles precisaram conviver com o aumento de animais selvagens invadindo as casas e infestação de mosquitos, por causa do desmatamento e também pelo aterro de nascentes, que de acordo com os moradores teria afetado as tubulações e vias de drenagem pluvial e fluvial da região.

E é exatamente por causa dessa situação relacionada a fauna que a obra teria sido embargada temporariamente pelo Instituto. No documento do Inema, o ógão alega que a construção estaria sendo feita “sem a necessária Autorização de Manejo de Fauna”, de modo que a MRV estaria violando o artigo 135 da Lei 10.431 de 2006 e o artigo 3 do In Inema de 2016, “configurando infração administrativa ambiental”.

Procurada, a MRV informou que "conta com todos os licenciamentos municipais para a execução do empreendimento e que diante da solicitação do órgão estadual, já está tratando administrativamente para entender a demanda e, se necessário, fazer as adequações." Ainda em nota, a construtora, afirmou que "reitera que suas ações e relações são éticas, respeitosas e transparentes com todos os públicos que interage".

O Inema foi procurado pelo BNews, mas não respondeu até o fechamento dessa matéria.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp