Meio Ambiente

Junho Verde: Coordenadora de Sustentabilidade ressalta compromisso com agenda ESG do Salvador Shopping e Salvador Norte

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Clezyane Araújo detalha as iniciativas dos dois shoppings, que foram construídos em um conceito sustentável  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 22/06/2023, às 06h00   Rafael Albuquerque e Victória Valentina



O Salvador Shopping e o Salvador Norte Shopping são dois dos maiores centros de compras na capital baiana, e não apenas em estrutura. Desde a concepção de ambos, a preocupação com a agenda ESG trazem diferenciais importantes para o meio ambiente, como cita a Coordenadora de Sustentabilidade, Clezyane Araújo, ao BNews.

A profissional explica que os dois shoppings foram concebidos dentro do conceito sustentável, valorizando desde a vida útil do equipamento ao cuidado com os clientes. Segundo Clezyane, a construção dos dois empreendimentos redeu prêmios e os tornou exemplos em conceito economicamente responsável.

"No momento da sua inauguração, o Salvador Shopping recebeu três prêmios concedidos pela International Council of Shopping Centers (ICSC) para os empreendimentos da América Latina. Já o Salvador Norte Shopping possui o Selo do Procel Edifica, que significa etiquetagem em nível A em Eficiência Energética (envoltória e ar-condicionado), se tornando o primeiro empreendimento privado a recebe esse tipo de certificação no País", explica.

De acordo com ela, o compromentimento do Grupo JCPM em reduzir o impacto sobre o meio ambiente vai além dos shoppings, e todos os outros empreendimentos contam com a certificação internacional I-REC.

"O documento atesta que o consumo de energia adquirida no mercado livre é 100% de fontes renováveis. Os shoppings ainda adotam medidas para demandar menos energia do sistema durante a operação, chegando a ser 30% menor em comparação às estruturas convencionais, sem investimento em tecnologias aliadas do meio ambiente", atestou.

Preocupados com a agenda ESG, os dois shoppings promovem ações anuais com eventos e iniciativas para sensibiliação e reflexão dos clientes, como o Dia Internacional da Reciclagem, Dia Mundial do Meio Ambiente e Dia da Água.

"Esse ano, lançamos a renovação do nosso Manifesto de Sustentabilidade, uma campanha de posicionamento de todo o Grupo, cuja frase central é ‘Grupo JCPM, Sustentabilidade que transborda’, buscando chamar atenção para a reafirmação de compromisso com a sociedade e convidando as pessoas a refletirem sobre aspectos ambientais e sociais de relevância para o futuro desta e de novas gerações", disse.

De acordo com a gerente, a construção do Novo Manifesto foi feita de forma coletiva e colaborativa com os colaboradores, para elencar as maiores preocupações e reforçar as iniciativas que seriam aplicadas continuamente. O texto reforça a necessidade de agir agora para edificação de um futuro sustentável, além de destacar que temáticas ligadas a inclusão e diversidade passam a, enfim, ter mais atenção da sociedade e a relevância disso para as gerações.

Clezyane Araújo citou algumas medidas adotadas pelos shoppings que contribuem para a preservação ambiental. De acordo com a líder, a principal delas é a gestão de resíduo, que tem uma cooperativa local parceira que recebe todos os resíduos recicláveis dos empreendimentos, levando-os a retornarem à cadeia produtiva.

"No primeiro trimestre de 2023, o Salvador Shopping e o Salvador Norte direcionaram 25% dos seus resíduos para reciclagem. De acordo com dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), no Brasil, apenas 4% do lixo é reciclado", explica.

Outra ação importante, segundo a líder, é a utilização de descargas a vácuo e torneiras automáticas, que consomem cerca de 1,2l e garantem a economia de 80% de água em comparação aos sistemas convencionais - que a menor vazão é de 3 litros.

"Toda energia consumida nos empreendimentos vem de fontes renováveis, além disso, os empreendimentos adotam medidas para demandar menos energia do sistema durante a operação, chegando a ser 30% menor em comparação a estruturas convencionais, sem investimento em tecnologias aliadas do meio ambiente", exalta.

Uma outra preocupação dos shoppings é com o selo da diversidade étnico-racial. Clezyane ressalta que a conquista do selo é resultado da implementação de ações voltadas para a inclusão social e a certificação é realizada pela Prefeitura Municipal de Salvador, através da Secretaria Municipal da Reparação (Semur), concedida a empresas e instituições da capital baiana que aderiram à proposta de valorização das diferenças, inclusão e combate ao racismo.

A coordenadora salienta que trabalhar com responsabilidade, gerar desenvolvimento econômico e social, além de contribuir para o crescimento do País, sobretudo na Região Nordeste, refletem no reconhecimento por parte dos clientes e do mercado.

"Os empreendimentos se destacam pela conduta ética, excelência no atendimento e referência, no que tange ao compromisso socioambiental e ao respeito à diversidade. O resultado disso é traduzido no compromisso social, promovendo uma gestão de resíduos eficiente, perpassando pelo respeito, igualdade e investimentos conscientes, contribuindo assim para um mundo ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente diverso", finalizou.

Classificação Indicativa: Livre

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