Meio Ambiente

Junho Verde: Crianças de 6 a 8 anos reciclam materiais e transformam em brinquedos no Subúrbio 360

Joilson César/BNews
O Subúrbio 360 oferece diversas atividades voltadas para a preservação da natureza  |   Bnews - Divulgação Joilson César/BNews

Publicado em 09/06/2022, às 11h28   Yasmim Barreto


FacebookTwitterWhatsApp

No mês em que se comemora a importância da preservação do meio ambiente – junho -, as crianças assistidas do Subúrbio 360, localizado no bairro de Vista Alegre, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, imergiram em atividades que ensinam a praticar os três R’s: reciclar, reutilizar e reduzir. Em uma das agendas, realizada nesta quarta-feira (8), alunos de 6 a 8 anos participaram de uma oficina de brinquedos reciclados.

De forma lúdica e interativa, a oficina tem o objetivo de sensibilizar as crianças sobre o quanto é importante ter um olhar diferente em relação ao que é descartado e como isso pode impactar o meio ambiente.

LEIA MAIS:Junho Verde: Não adianta gerar energia sustentável e ter uma Amazônia pobre, diz representante do Santander

Inicialmente, os estudantes da Empresa Júnior de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFBA (ESA JR) introduziram o assunto com um vídeo de desenho animado. Na ocasião, eles trouxeram exemplos da importância de não jogar o lixo fora.

Mas, além disso, os palestrantes foram surpreendidos pelos alunos, residentes de diversos pontos do subúrbio de Salvador, que, mesmo com pouca idade, trocaram seus conhecimentos e vivências.

O Subúrbio 360

A estrutura com 10 mil m² construídos contou com um investimento de mais de R$ 30 mi, além de atender cerca de 1,5 mil estudantes por mês. Entre os destaques do espaço, um Centro Especial de Reabilitação (CER) para pessoas com deficiência física e intelectual, que faz parte das atividades da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e também será integrado à Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência. Com atendimento em neurologia, fonoaudiologia, psicólogos, educadores físicos e terapeutas ocupacionais, cerca de 400 jovens serão beneficiados mensalmente.

O local também possui o primeiro Centro Cultural Boca de Brasa, em parceria com a Fundação Gregório de Mattos, responsável pela implantação das atividades. Neste dia de inauguração, subiram ao palco diversos grupos artísticos do Subúrbio.

Um dos diferenciais do equipamento é a terceira Escolab (escola laboratório) da capital baiana. Por meio de uma parceria com o Google, os alunos aprenderão com o uso de ferramentas tecnológicas, como tablets e impressoras 3D, das 8h às 17h. Os outros espaços do local também poderão ser utilizados por eles.

FUNCIONAMENTO

Os estudantes da rede municipal matriculados no Subúrbio 360 irão participar das atividades da Escolab e usufruir dos demais espaços do equipamento no turno oposto às aulas. Assim, quem estuda pela manhã poderá utilizar o espaço no início da tarde, onde terá direito a almoço, lanche e banho, e vice-versa. Segundo informou a professora Celma Vitória, até o momento já foram preenchidas 300 vagas.

Todas essas crianças e adolescentes pertencem à rede municipal de ensino, e, na área, participarão de atividades extracurriculares dentro da Escolab e em todos os outros espaços, a exemplo das duas quadras poliesportivas, auditório, teatro e estúdio de rádio. Esses mesmos lugares também estarão à disposição de outros estudantes e da comunidade em geral. Sua utilização, contudo, deve ser feita mediante solicitação à direção do projeto.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp