Meio Ambiente

Junho Verde: Gerente Executiva da Ypê fala sobre agenda ESG e construção de um mundo melhor

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Alguns dos assuntos abordados foram a preocupação ambiental, temas sociais, pandemia, projetos, pauta ESG e muito mais  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 07/06/2023, às 06h00   Cadastrado por Rafael Abbehusen



O BNews iniciou sua terceira edição do projeto Junho Verde, que trata sobre temas como inovação e sustentabilidade, este ano com foco a agenda ESG (Environmental, Social and Governance ou, em português, Ambiental, Social e Governança). A gerente executiva de Relações Institucionais e Governamentais da Ypê, Roberta Kuruzu, concedeu entrevista à equipe do BNews, e tratou sobre assuntos como preocupação ambiental, temas sociais, pandemia, projetos e muito mais.

"Há mais de 70 anos, a Ypê é movida pelo propósito de contribuir para a construção de um mundo melhor, valores trazidos e disseminados pelo nosso fundador Waldyr Beira, antes mesmo da pauta ESG ser disseminada. Ao longo do tempo, com o crescimento dos negócios e do portfólio, a nossa responsabilidade também aumentou", iniciou a gerente, ao ser questionada sobre preocupações da empresa com o meio ambiente, além da preocupação com temas sociais e a valorização do conceito ESG.

"Em 2021, criamos a área de Sustentabilidade, Impacto e Novos Negócios, justamente com o objetivo de ampliar positivamente o impacto social e reduzir o impacto ambiental no médio e longo prazo e atualizamos nossa matriz de materialidade, que permitiu a redefinição das prioridades ligadas à agenda ESG", revelou.

A Ypê é uma empresa 100% brasileira, de capital fechado, com uma governança robusta, que segue padrões rígidos e exigências comparáveis às de companhias de capital aberto. "Temos quatro sócios no conselho, mas também conselheiros independentes em mesmo número, justamente por acreditarmos na importância de ouvir outras ideias e opiniões e, assim, termos mais assertividade nas decisões. Três mulheres fazem parte do Conselho de Administração, o que corresponde a 37,5% de representatividade feminina".

Roberta revela que para a Ypê, as iniciativas relacionadas aos temas ESG são fundamentais para a longevidade dos negócios, do planeta e da sociedade. "Por essa razão, temos diversas ações em nossas operações com foco na redução da emissão de gases do efeito estufa, do consumo de água e de reaproveitamento desse recurso natural, do uso de PET reciclado em nossas embalagens, além do apoio a diversos projetos desenvolvidos por parceiros atrelados à restauração florestal, monitoramento da qualidade da água de rios, consumo consciente, logística reversa, educação, saúde e bem-estar."

A empresa possui um projeto de reflorestamento, chamada de "Florestas Ypê", com milhares de mudas plantadas. A gerente executiva explicou como surgiu a iniciativa e possibilidades de extensão do projeto.

"Para contribuir com a restauração florestal de um dos biomas mais degradados do país, iniciamos uma parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica em 2007 por meio do projeto 'Florestas Ypê'. Essa iniciativa é muito importante para a ampliação da biodiversidade e dos serviços ambientais prestados por ela, bem como para a proteção de cursos d’água e nascentes. Há 16 anos temos colaborado ininterruptamente com o plantio de árvores para a recomposição de florestas em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, com mais de 1 milhão de árvores plantadas em 20 municípios do Estado de São Paulo. Com esse projeto, seguimos no estado de São Paulo, e com o Observando os Rios em diversos outros estados brasileiros".

Outro projeto da empresa, a "Mãos pro Futuro" atua na redução do volume de materiais destinado para aterros e viabiliza a reciclagem de resíduos sólidos em todo o País.

"Atualmente, o projeto trabalha com mais de 188 cooperativas de reciclagem localizadas em 26 estados brasileiros, e é gerido pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC). De 2013 a 2022, foram recuperadas 966.345 toneladas de resíduos. Considerando o total de massa recuperado de 2013 a 2022, cerca de 3,7 milhões de toneladas de CO² deixaram de ser emitidas e mais de R$ 710 milhões foram economizados em impactos ambientais e econômicos", revelou Roberta.

Para além da preocupação ambiental, a Ypê conta com projetos na área social. Um deles é a contribuição com a Associação TUCCA – Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer. Sobre o projeto, Roberta acredita que "o apoio para uma causa dessa magnitude é de extrema relevância para o paciente que precisa do tratamento e também para seus familiares".

Além disso, durante a pandemia, a empresa atuou fortemente doando produtos de higiene e limpeza.

"O primeiro desafio foi garantir a segurança e saúde de todos os nossos colaboradores e de suas famílias. Adotamos protocolos e procedimentos que conseguiram minimizar os impactos da pandemia dentro de nossas fábricas. Também nos esforçamos para assegurar que os produtos Ypê continuassem chegando na casa de todos os brasileiros, em um momento em que eles se tornaram ainda mais necessários. Os produtos de higiene e limpeza desempenharam um papel de extrema importância e não poderíamos interromper sua produção.", disse. "Doamos mais de 3,3 milhões de unidades de álcool 70%, entre as versões gel e líquida, cerca de 360 mil itens da marca e mais de 260 toneladas de sabão em barra. Ao todo, foram R$ 37 milhões em equipamentos hospitalares e itens de limpeza para instituições sociais e comunidades brasileiras, além de participarmos da construção de usinas de oxigênio no Amazonas e da nova fábrica de vacinas do Instituto Butantan", finalizou.

A Ypê também lançou, em 2021, o projeto Unidos pela Paz. Uma série de palestras e atividades diversas que buscam estimular a renovação dos pensamentos e mudanças de atitudes, sempre com base na crença que um mundo melhor se constrói por meio das pessoas e do bem que elas praticam.

Durante a pandemia, com uma programação on-line, palestras foram realizadas para estimular a renovação dos pensamentos e mudanças de atitudes, sempre com base na crença que um mundo melhor se constrói por meio das pessoas e do bem que elas praticam. Foi transmitida também a 9ª edição do Movimento Você e a Paz, promovido pela Mansão do Caminho com o nosso apoio.

Já em Salvador, a Ypê também apoia a Mansão do Caminho, instituição filantrópica e sem fins lucrativos que atende diariamente cerca de 5.000 pessoas em situação de vulnerabilidade social. A entidade presta assistência a crianças e adolescentes, com oferta de cursos e oficinas de música, canto, dança, cerâmica e artesanato, além de atender idosos e adultos em especialidades médicas, odontológicas e gestacional. Em 2022, a instituição beneficiou 3 mil alunos em projetos de educação e realizou 400 partos normais da Casa de Parto, atendeu outros 500 idosos e 500 pessoas de diversas idades no projeto social, além de realizar mais 20 mil atendimentos ambulatoriais.

Sobre a agenda ESG, Roberta revelou que naturalemente sempre esteve presente nas prioridades da empresa, mas ao longo do tempo foi crescendo e sendo cada vez mais estruturada. "Buscamos promover a inclusão e diversidade em nossas unidades por meio de diferentes programas e iniciativas, como o Programa Mulheres em Movimento, que oferece treinamento para mulheres que queiram ser motoristas de caminhão. No ano passado, com o Grupo de Estudos de Libras, promovemos aulas de libras aos colaboradores e lideranças das áreas administrativas na unidade de Simões Filho (BA), a fim de permitir uma comunicação inclusiva entre as equipes."

"Em 2022, iniciamos uma parceria com o Instituto Brasil Solidário (IBS) para implementação do projeto Jogos de Educação Financeira com o intuito de gerar impacto positivo nas comunidades onde estamos inseridos, como Amparo e Salto (SP), Simões Filho (BA) e Itapissuma (PE). A iniciativa já abrange todo o Brasil e conta com uma rede de parceiros, a Aliança Pela Educação Financeira. Neste ano, o projeto como um todo atingiu o marco de 1 milhão de beneficiados.", continuou.

Foram capacitados gratuitamente educadores da rede pública de ensino e todo o material pedagógico dos jogos educativos entregue para as escolas participantes. A proposta da parceria é levar os jogos 'Piquenique', um material pedagógico, lúdico e criativo que ensina educação financeira e o consumo consciente, para os alunos dos anos iniciais de formação. A iniciativa apoia a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), principalmente dos objetivos 4 - Educação de Qualidade; e 12 - Consumo e Produção Sustentáveis.

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