Meio Ambiente

Junho Verde: Carne produzida sem emissão de carbono e sem desmatamento; conheça a pecuária sustentável

Divulgação Marfrig
A Marfrig, uma das maiores empresas de proteína animal (carne) do mundo, é uma das pioneiras nesse segmento no Brasil  |   Bnews - Divulgação Divulgação Marfrig

Publicado em 29/06/2022, às 05h50   Letícia Rastelly


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Você já ouviu falar em pecuária sustentável? É uma forma de produzir alimentos com responsabilidade ambiental e social. Para isso, as empresas adotam medidas que possam garantir a própria produção, mas de um modo em que o meio ambiente seja preservado o máximo possível.

A Marfrig, uma das maiores empresas de proteína animal do mundo, é uma das pioneiras nesse segmento no Brasil, tendo assumido o compromisso de combate ao desmatamento desde 2009. De lá pra cá, o cuidado com esse setor só cresce, se transformando em um programa chamado Marfrig Verde +, lançado em 2020, que tem ações e metas muito bem definidas.

Paulo Pianez, diretor de Sustentabilidade e Comunicação Corporativa da Marfrig explica que a tecnologia foi fundamental nesse processo, a partir de um mapeamento inovador, onde foram cruzadas informações relativas a desmatamento, pastagem, presença de vegetação nativa e até dados de desenvolvimento sócio econômico.

"O mapa foi a bússola para que a gente pudesse determinar em quais regiões nós agiríamos primeiro, para que a gente tivesse um nível de assertividade maior em relação a aplicação dos programas do Marfrig +. Desse modo, a gente consegue fazer com que haja a priorização das ações em locais onde há maior risco de desmatamento", explicou o diretor.

Paulo Pianez, diretor de Sustentabilidade e Comunicação Corporativa da Marfrig
Paulo Pianez, diretor de Sustentabilidade e Comunicação Corporativa da Marfrig

E é seguindo essa perspectiva, indo das áreas de maior risco até às de baixíssimo risco, que a empresa pretende ter todas as ações do Marfrig Verde + 100% implementadas em todos os seus fornecedores diretos e indiretos até 2030.

Mas as ações do Marfrig Verde + não se restringem ao desmatamento. Esse foi só o primeiro compromisso firmado pela empresa, que tem um plano de redução de emissão de carbono e faz, por exemplo, a rastreabilidade dos animais, para obter os critérios de compra da companhia, que também são voltados à sustentabilidade.

"A gente tem que assegurar que esses animais não são provenientes de uma área com desmatamentos, não foi produzido em terra indígena, que não foi produzido em uma unidade de conservação da biodiversidade, que não tenha nenhum embargo ambiental listado no Ibama, que ele não tem trabalho escravo, entre outros. Por isso é fundamental saber onde a gente compra esses animais ao longo da cadeia, desde o nascimento até a engorda", revelou Paulo. Vale destacar que a cada nova compra, todos esses dados são checados. 

Carbono

A Marfrig lançou a primeira linha de carne carbono neutro (CCN) do Brasil, produzida com a neutralização de gases do efeito estufa (GEEs). Os produtos se originam de fazendas certificadas que criam gado em sistemas que garantem ao consumidor que os gases do efeito estufa gerados pela produção da carne bovina sejam neutralizados. Atualmente a companhia trabalha para aumentar o volume de produção e expansão da Viva, como é chamada essa linha, criada em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O diretor de sustentabilidade garante que esse cuidado não onera em nada o consumidor final.

Além disso, em abril deste ano, a empresa teve suas metas de redução de emissões de gases do efeito estufa (GEE) aprovadas pela Science Based Targets initiative (SBTi), iniciativa internacional que mobiliza empresas para desenvolverem metas de redução das emissões de GEE com base na ciência, alinhadas com os esforços necessários para limitar o aquecimento global.

Comitê

Para o desenvolvimento das ações relacionadas ao Marfrig Verde +, há na empresa um comitê de sustentabilidade que visa discutir, avaliar e definir prioridades sobre o tema. Paulo Pianez explica que apesar deste ainda não ser um ponto pelo qual a empresa é escolhida pelos seus consumidores, a questão é uma prioridade da empresa para com o meio ambiente e acredita que com a renovação natural do consumidor, esse também será um aspecto avaliado no futuro.

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