Meio Ambiente

Junho Verde: Suzano já removeu cerca de 25 milhões de toneladas de dióxido de carbono da atmosfera, aponta Mariana Lisbôa

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Head global de Relações Corporativas da Suzano, Mariana Lisbôa fala sobre iniciativas sustentáveis e ESG da empresa  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 30/06/2022, às 15h20 - Atualizado às 15h30   Beatriz Araújo


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Considerada a maior produtora global de celulose de eucalipto e uma das 10 maiores de celulose de mercado, a Suzano, além de líder mundial no mercado de papel, é uma empresa publicamente comprometida com a sustentabilidade e a agenda ESG (sigla em inglês que se refere às práticas ambientais, sociais e de governança corporativa). De acordo com Mariana Lisbôa, head global de Relações Corporativas da Suzano, o trabalho realizado pela corporação em prol do meio ambiente já resultou na redução de cerca de 25 milhões de toneladas de dióxido de carbono da atmosfera.

Entre as iniciativas que destacam o comprometimento da Suzano com a sustentabilidade e a agenda ESG, estão os projetos desenvolvidos pela empreesa em apoio ao meio ambiente e também à população carente. “A Suzano está comprometida com a implantação de corredores de biodiversidade em áreas naturais de atuação da empresa e fora dela. Na Bahia, mais de 10 mil hectares de mata nativa já foram recuperados e a previsão para 2022 é de recuperação de 863 hectares. Outra iniciativa importante que desenvolvemos é a conservação e restauração de florestas e o monitoramento da biodiversidade, com um capital natural de 35,1 mil hectares de áreas em restauração”, conta Mariana.

“Também desenvolvemos projetos de forma a compartilhar valor com a sociedade. Estamos realizando um trabalho com 184 comunidades em Mucuri, com programas de geração de renda e que incentivam o desenvolvimento social, como o engajamento com as Comunidades Pesqueiras; o Programa Colmeias, que fortalece a cadeia apícola das regiões de atuação da empresa e contribui para a conservação do meio ambiente; e a Associação Comunitária Golfinho, que reforça a cultura local por meio da produção de artesanatos diversos e de ações educativas com crianças e adolescentes”, acrescentou a líder global.

Desafios

Para Mariana, os principais desafios da Suzano na adoção de práticas ESG estão alinhados a três temas que demandam mais urgência para o planeta e a sociedade: as mudanças climáticas, a reversão da perda da biodiversidade e mitigação da pobreza. “Estamos trabalhando rotineiramente em parceria com as organizações e a sociedade para avançar nesses temas de forma transparente e com soluções que impulsionem mudanças duradouras e benefícios para todos. Fortalecer as comunidades locais e proteger o planeta é cada vez mais importante”, afirmou.

Resultados

O trabalho realizado pela Suzano em prol da sustentabilidade também resultou em uma redução no índice de pobreza do país. “A atuação da Suzano na promoção do desenvolvimento social tem alcançado resultados significativos. Entre 2020 e 2021, 11 mil pessoas deixaram a linha da pobreza apoiadas pela empresa e um total de 34 mil pessoas foram beneficiadas por meio dos nossos programas sociais”, informou Mariana.

“No mesmo período, alcançamos um acumulado de balanço de aproximadamente 25 milhões de toneladas de dióxido de carbono removidos da atmosfera, considerando a soma de todas as emissões e remoções. Isso representa um atingimento de 60% da nossa meta de remover 40 milhões de toneladas de CO₂ da atmosfera até 2025”, destacou a representante da Suzano.

Metas

Formada em direito e com larga experiência na área ambiental, Mariana Lisbôa também falou sobre as metas de Suzano no que se refere à agenda sustentável. “Com base no nosso ‘Compromisso para renovar a vida’, um conjunto de 15 metas de longo prazo da Suzano alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), estamos atuando na implantação de corredores de biodiversidade em áreas naturais da Suzano e também fora dela. Nosso objetivo até 2030 é criar uma rede de Unidades de Conservação, conservando e protegendo áreas nos biomas da Mata Atlântica, Cerrado e Amazônia”, afirma.

A produtora global de celulosa pretende, ainda, aumentar em 50% a exportação de energia renovável, plantar um trilhão de novas árvores, reduzir a captação de água nas operações industriais e disponibilizar mais de 10 milhões de toneladas de produtos de origem renovável para substituir o plástico e outros derivados do petróleo.

“Além disso, assumimos o compromisso de alcançar 30% de mulheres e pessoas negras em cargos de liderança até 2025, além de ambiente 100% inclusivo para pessoas LGBTQIAP+, dentre outros”, completou a head global de Relações Corporativas da empresa.

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