Meio Ambiente

Junho Verde: Destaque no turismo marítimo, MSC demonstra preocupação com impacto ambiental, diversidade e futuro

Divulgação/MSC
O projeto Junho Verde está na sua terceira edição, este ano com foco na agenda ESG  |   Bnews - Divulgação Divulgação/MSC
Rafael Abbehusen

por Rafael Abbehusen

[email protected]

Publicado em 23/06/2023, às 06h00


FacebookTwitterWhatsApp

O BNews está em sua terceira edição do projeto Junho Verde, iniciada no dia 1º deste mês, que trata sobre temas como inovação e sustentabilidade, este ano com foco a agenda ESG (Environmental, Social and Governance ou, em português, Ambiental, Social e Governança).

Visando buscar cada vez mais empresas focadas e preocupadas com o meio ambiente e desenvolvimento social, a equipe do BNews esteve em contato exclusivo com a MSC Cruzeiros, uma das maiores empresas do mundo no segmento de turismo marítimo, que revelou iniciativas, planos de implementação da agenda ESG, operações históricas e visões futuras sobre sustentabilidade, diversidade, inclusão e viagens com combustíveis renováveis.

Sobre a agenda ESG, a MSC explica que, para a empresa, "sustentabilidade significa proteger o meio ambiente e apoiar as pessoas que trabalham e optam por viajar conosco, bem como as comunidades e lugares que visitamos e com os quais fazemos negócios". Sendo assim, quatro pilares principais: Planeta, Pessoas, Local e Suprimentos.

A estratégia de sustentabilidade da MSC foi planejada em 2019 e revisada em 2021. "Este processo assegurou que a nossa atenção se concentrasse em questões de maior importância para os nossos públicos internos e externos, e onde nosso impacto no mundo nos mostra que devemos agir. O resultado desta avaliação mostrou que a diversidade, a inclusão e a igualdade são temas importantes e, nesse sentido, nossas áreas de atuação são: construir uma cultura de trabalho saudável e diversificada; atrair, reter e desenvolver talentos e, por fim, desenvolver capacidades e as competências futuras."

A MSC tem como uma de suas metas aumentar em 30% o número de mulheres que trabalham a bordo até 2025, tomando como base de referência os números de 2021. Além disso, pretendem reforçar o planejamento de sucessão de liderança com o lançamento de um sistema de gestão de "alto potencial". "Introduzimos uma estratégia de recrutamento para aumentar a diversidade da força de trabalho."

Surgimento da agenda ESG na empresa

"A jornada da MSC é baseada em melhoria contínua, com foco em minimizar e reduzir continuamente o impacto ambiental das operações, tanto no mar quanto na terra. Desde o início que nos preocupamos em implementar tecnologias ambientais nos nossos navios ao longo do tempo para mitigar esses impactos, tais como sistemas avançados de tratamento de águas residuais e de lastro, sistemas de gestão de resíduos sólidos, gestão de eficiência energética, sistemas inteligentes de aquecimento, ventilação e ar condicionado (HVAC), sistemas híbridos de limpeza de gases de escape, entre outros".

Um dos grande objetivos da empresa é alcançar zero emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050. "No último ano, inauguramos os dois primeiros navios da frota movidos a Gás Natural Liquefeito (GNL), o combustível marítimo mais limpo disponível em escala atualmente". A utilização de GNL atinge uma redução de até 20% nas emissões de gases com efeito de estufa quando comparado com os combustíveis marítimos convencionais, e praticamente elimina todas as emissões de óxido de enxofre e partículas, reduzindo também os óxidos de azoto em 85%.

Toda ação tem um resultado diferente, seja positivo ou negativo. A Companhia compartilhou um poucos das dificulades que enfrentou na busca pela descarbonização dos combustíveis. "É uma jornada problemática sem uma procura consistente e um ambiente regulamentar favorável. Estamos mostrando ao mundo que existe uma iniciativa, da nossa parte, e esperamos que as outras empresas e os governos de todo o mundo desempenhem também o seu papel".

A expectativa é que, com a introdução do imposto sobre o CO2 nos combustíveis fósseis tradicionais, o preço dos biocombustíveis se torne algo de mais fácil acesso.

O Grupo MSC ainda possui a MSC Foundation, um organização sem fins lucrativos, que promove parcerias em quatro áreas: Meio Ambiente, Apoio Comunitário, Educação e Ajuda de Emergência. A Fundação promove a proteção e gestão sustentável dos ecossistemas, capacita comunidades vulneráveis em todo o mundo para realizar todo o seu potencial, apoia a educação equitativa e inclusiva de qualidade para promover o desenvolvimento duradouro, individual e coletivo, e ajuda as populações atingidas por desastres a se recuperarem.

Além disso, em 2021, a Fundação iniciou o projeto e o desenvolvimento do novo Centro de Conservação Marinha. "Um foco deste centro envolverá o trabalho em colaboração com uma equipe de acadêmicos e especialistas ambientais para identificar espécies resistentes e genótipos de corais capazes de sobreviver ao aumento da temperatura do oceano. Nossos principais parceiros incluem a Universidade de Miami, a Nova Southeastern University e o Instituto Perry de Ciências Marinhas.

Mas a Fundação não para por aí e ainda se uniu também com a Ba'a Foundation para apoiar programas de restauração de recifes de coral no Caribe e no Mar Vermelho. Isso permitirá que ambas as partes combinem as descobertas de seus programas inovadores de restauração de corais e aumentem o impacto global de seu trabalho pioneiro.

Mais uma parceira da Fundação, a União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN) e a MSC agem na conservação e restauração de recifes de corais ameaçados. O acordo possibilita a conclusão de uma abrangente avaliação global das espécies de corais que constam na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN.

Parceira antiga da MSC, a UNICEF possui programas de mudança de vida e diversos locais do mundo, principalmente na África. As fundações trabalham juntas desde 2009.

Já em 2011, a MSC passou a apoiar também a Mercy Ships, uma instituição de caridade global que usa navios como hospitais, com foco especial na África, para levar esperança e cura a milhares de pessoas sem acesso a serviços de saúde e cirurgias.

Reflexo na sociedade

A empresa diz acreditar que os valores e compromissos com a conservação marinha, com o desenvolvimento sustentável e humanitário, além das ações efetivas refletem positivamente na sociedade e dentro do Grupo. "Temos alcançado progressos em todas as áreas do nosso Plano de Ação de Sustentabilidade".

Como empresa e indústria, a MSC ainda está investindo fortemente no desenvolvimento acelerado de tecnologias e soluções ambientais que não existem ainda para tornar esses objetivos alcançáveis. "Deve-se reconhecer que, para esse esforço, também precisamos do total envolvimento dos governos e de outras entidades públicas e privadas para garantir, por exemplo, que exista a infraestrutura certa em terra e que os combustíveis verdes estejam disponíveis em escala para nossos navios em todo o mundo. Isso nós não podemos fazer sozinhos".

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp