Meio Ambiente

Seca, ondas de calor e queimadas serão agravadas em dezembro no Nordeste e na Amazônia

Divulgação / Pixabay
Secas e ondas de calor afetarão o país e as chuvas serão agravadas no Sul do Brasil  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Pixabay

Publicado em 17/11/2023, às 10h47 - Atualizado às 12h18   Cadastrado por Verônica Macêdo


FacebookTwitterWhatsApp

Seca, ondas de calor e queimadas serão agravadas em dezembro no Nordeste e na Amazônia. Essa é a projeção dos cientistas meteorológicos, em reportagem para o jornal O Globo.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

“Os eventos climáticos extremos e simultâneos registrados no Brasil este mês serão agravados em dezembro com o pico do fenômeno El Niño, advertem climatologistas. A estiagem não dará trégua na Amazônia, afetando o regime de chuvas no Nordeste, que terá seca severa. As fortes chuvas no Sul se intensificarão, assim como as ondas de calor que assolam Sudeste e Centro-Oeste. No Pantanal, a situação já é crítica: até ontem, o número de queimadas era 135% superior ao de novembro de 2020, ano catastrófico para o bioma. Faltaram ações preventivas”, dizem os especialistas na matéria.

Segundo eles, o pior ainda está por vir com o agravamento dos extremos climáticos no Brasil à medida que o El Niño avança para o pico de sua atividade, em dezembro.

“Os especialistas preveem que a seca na Amazônia se aprofundará, além de haver mais calor no Centro-Oeste e Sudeste e fortes chuvas no Sul. Preocupa a situação do Nordeste, já que a estiagem severa é dada como certa na região no início de 2024”, ressalta a reportagem.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp