Mundo

ONU estuda pedido mundial para descriminalizar drogas

Publicado em 19/10/2015, às 16h08   Redação Bocão News (@bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Após o bilionário Richard Branson, fundador do Grupo Virgin, divulgar, nesta segunda-feira (19), que a ONU vai pedir aos governos de todo o mundo para descriminalizar o consumo e o porte de todas as drogas, as Nações Unidas alegaram que a medida ainda está em estudo.

De acordo com O Globo, o documento vazado pelo empresário, que é membro da Comissão Global para a Política sobre Drogas, não é oficial e ainda será analisado por outros especialistas, segundo declaração do porta-voz do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC, na sigla em inglês).

"O documento (...), que destina-se à divulgação e à discussão do tema em uma conferência em Kuala Lumpur, não é nem um documento final, nem formal do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, e não pode ser entendido como uma política do UNODC", afirma a nota oficial.

O Escritório ressalta, porém, que "continua comprometido com a abordagem equilibrada que, em particular, promove alternativas ao encarceramento, de acordo com os padrões internacionais de direitos humanos".

O documento está sendo preparado para uma conferência internacional de redução de danos em Kuala Lumpur, no próximo mês. Segundo informações obtidas pela "BBC", o relatório foi elaborado pela diretora da seção de HIV/Aids do UNODC em Viena, Monica Beg, que ofereceu um ponto de vista profissional sobre o assunto. O Escritório alega que não "voltou atrás" na divulgação do relatório, pois ele ainda não foi sancionado pela ONU como um parecer formal e concluído.

Com informações de O Globo

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp