Mundo

COP-21: acordo é aprovado e determina verba para países pobres

Publicado em 12/12/2015, às 20h33   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

A Conferência do Clima de Paris (COP-21) aprovou, na tarde deste sábado (12), um acordo global. O texto estabelece que a soma de US$ 100 bilhões por ano deve ser o mínimo repasse feito por países ricos a nações pobres, a partir de 2020, para impedir que a temperatura do planeta se eleve acima de 1,5 grau Celsius. Em moeda brasileira, esse montante equivale a cerca de R$ 385 bilhões.
O texto foi aprovado por consenso pelos delegados das 195 nações que negociavam o conteúdo do documento desde o último dia 30. Por congregar tantas nações, como nunca foi alcançado nas cúpulas do clima anteriores, o acordo foi considerado histórico. “O acordo de Paris para o clima foi adotado”, declarou o presidente da COP21, Laurent Fabius, recebendo uma longa salva de palmas como resposta. “Este é um martelo pequeno, mas pode fazer grandes coisas”.
O documento começou a ser apresentado às 12h na hora local (9h de Brasília), pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon; pelo presidente da França, François Hollande; e pelo presidente da reunião e ministro das Relações Exteriores da França, Laurent Fabius.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp