Mundo

Desastre nuclear de Chernobyl completa 30 anos

Publicado em 26/04/2016, às 09h42   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



A tragédia de Chernobyl completa 30 anos nesta terça-feira (26). O pior acidente nuclear da história sempre teve seu número de vítimas cercado de controvérsias. A ONU, em relatório, apontou 4 mil pessoas. O Greenpeace, cerca de 100 mil. Quanto ao número de mortos, 30 agentes que ajudaram a combater os efeitos da explosão morreram nos dias seguintes ao ocorrido.
Na madrugada do dia 26 de abril de 1986, o reator nuclear número quatro da usina, situado na cidade de Pripyat (que só começou a ser evacuada no dia seguinte), a 100 km de Kiev, na Ucrânia, antiga república soviética, explodiu enquanto era realizado um teste de segurança.
O líder russo, Mikhail Gorbachev, esperou quase 3 semanas para se pronunciar sobre a catástrofe, apenas em meados de maio. Durante os 10 primeiros dias o combustível nuclear liberou nuvens tóxicas que chegaram a causar contaminação em 75% do território europeu. Dois dias após a explosão a Suécia lançou um alerta de quantidades normais de radiação. Na época, os principais afetados foram moradores de cidades ucranianas e da vizinha Belarus e também da Rússia

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp