Mundo

Vazamento de depoimento de delator põe em risco negociação da Odebrecht na Venezuela

Reprodução
Há uma semana, advogados da empreiteira foram a Caracas oferecer colaboração com as investigações em curso  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 14/10/2017, às 07h06   Redação BNews



A Odebrecht foi pega de surpresa em num momento em que tenta abrir negociações com os procuradores venezuelanos após o vazamento de um vídeo com trecho da delação do ex-diretor da empreiteira na Venezuela, Euzenando Azevedo. As informações foram divulgadas pela Folha.

Há uma semana, advogados da Odebrecht foram a Caracas oferecer colaboração com as investigações em curso, em troca de penas menores para executivos e garantias para seus negócios no país. A empresa teme que a divulgação do depoimento ponha tudo a perder.

Segundo o jornal, o vídeo foi publicado na internet, com legendas em espanhol, por Luisa Ortega Díaz, que se tornou dissidente do governo Nicolás Maduro e fugiu para a Colômbia em agosto, após ser destituída do cargo de procuradora-geral da Venezuela pela Assembleia Constituinte.

Ainda de acordo com a coluna, no trecho publicado, Azevedo diz ter doado US$ 35 milhões a Maduro na campanha presidencial de 2013 para garantir à Odebrecht preferência na contratação de obras pelo governo.

O jornal detalha que a empreiteira pedirá ao Supremo Tribunal Federal (STF) e à Procuradoria-Geral da República (PGR) que investiguem o vazamento e esclareçam as circunstâncias em que o material foi compartilhado pelo Ministério Público com Ortega. Pelo acordo de delação, ele deveria ter sido mantido em sigilo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp