Mundo

Brasileira está entre desaparecidos do Tufão

Publicado em 22/09/2011, às 14h02   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp


Ao menos dez pessoas morreram após a passagem do tufão Roke na quarta-feira pelo Japão, onde outras cinco pessoas --entre elas uma brasileira-- estão desaparecidas, informou a emissora de televisão NHK.

"Roke" provocou o cancelamento de 624 voos e de muitos serviços ferroviários, incluindo o trem-bala na movimentada linha que une Tóquio a Osaka, na qual 120 mil pessoas ficaram presas durante horas nas estações.

Além disso, 314 pessoas ficaram feridas em 22 províncias devido aos fortes ventos e às chuvas torrenciais do tufão, enquanto prosseguem as buscas pelos cinco desaparecidos.

Entre eles está a brasileira Erika Inomata, 34, que foi arrastada pelas águas de um rio na localidade de Minobe, no centro do país, segundo a NHK.

Aparentemente, Erika tentava atravessar uma ponte sobre o rio Hayakawa junto com outro cidadão brasileiro, Marcos Kanematsu, 32, quando devido ao vento os dois caíram e foram arrastados pelas águas.

Kanematsu foi resgatado por um helicóptero nesta quarta-feira, enquanto a polícia e os bombeiros da zona prosseguem as buscas por Erika.

"Roke" avança agora pelo extremo norte do Japão em direção nordeste com ventos de até 126 km/h, após ter forçado a evacuação de mais de 16 mil pessoas no arquipélago, enquanto 1 milhão receberam a recomendação de deixarem suas casas por motivo de segurança.

Entre as províncias afetadas pelo tufão esteve Fukushima, embora não tenham sido detectadas anomalias na usina de Daiichi, epicentro da crise nuclear no Japão.

As chuvas inundaram o porão de vários dos edifícios da usina, e em alguns locais o nível de água contaminada subiu até 40 centímetros, mas não houve vazamentos.

A passagem de "Roke" aconteceu apenas 15 dias depois de outro tufão, o "Talas", ter deixado mais de 100 vítimas no país, entre mortos e desaparecidos.


Fonte: Folha

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp