Mundo

López Obrador é eleito presidente do México

Edgard Garrido/Reuters
Quase 89 milhões de mexicanos foram às urnas para também para escolher governadores, prefeitos e deputados locais e federais  |   Bnews - Divulgação Edgard Garrido/Reuters

Publicado em 02/07/2018, às 06h25   Redação BNews



O ex-prefeito da Cidade do México, o esquerdista Andrés Manuel López Obrador, conhecido pela sigla de suas iniciais AMLO, do Movimento Regeneração Nacional (Morena), foi escolhido como novo presidente do México nas eleições deste domingo (1º), de acordo com o Instituto Nacional Eleitoral em comunicado na madrugada desta segunda-feira (2). A informação é do G1.

De acordo com a publicação, uma projeção do resultado final da autoridade eleitoral do país, chamada de 'contagem rápida', o próximo presidente deve encerrar a apuração com a porcentagem de votos entre 53% e 53,8%. As pesquisas de boca de urna indicavam vitória de Obrador com cerca de 45% dos votos. Logo após a divulgação, os rivais na disputa já haviam reconhecido a derrota. Por volta das 5h25, com 31,6% das urnas apuradas, Obrador tinha 53,33%. O segundo colocado, Ricardo Anaya tinha 23,25% da preferência do eleitorado, seguido pelo governista Antonio Meade que aparecia com 14,92%. Jaime Rodriguez tinha 5,83% dos votos.

Obrador, que concorreu ao cargo pela 3ª vez, superou nas urnas o economista José Antonio Meade, candidato governista do Partido Revolucionário Institucional, o conservador Ricardo Anaya, candidato de uma coalizão formada pela legenda de direita Partido Ação Nacional (PAN) e pela sigla de esquerda Partido da Revolução Democrática (PRD), e Jaime Rodriguez, independente conhecido como 'El Bronco'.

Além da eleição para presidente, quase 89 milhões de mexicanos foram às urnas para escolher governadores, prefeitos e deputados locais e federais, entre os mais de 18 mil cargos em disputa. As seções eleitorais foram abertas às 9h e se fecharam às 20h, pelo horário de Brasília. No país, o vencedor é eleito em votação única, sem 2º turno. Ele vai substituir Enrique Peña Nieto.

Em um hotel no centro histórico da capital, o candidato eleito afirmou que este é um "dia histórico". "Convoco todos os mexicanos à reconciliação e a pôr acima dos interesses pessoais, por legítimos que sejam, o interesse superior", declarou López Obrador, que assumirá a Presidência no dia 1 de dezembro.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp