Mundo

Governo Trump vai divulgar lista de imigrantes separados dos filhos nos EUA

Reprodução
Separação é consequência da política de "tolerância zero" anunciada pelo governo  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 14/07/2018, às 13h08   Redação BNews



Os Estados Unidos deve divulgar na próxima segunda-feira (16) a esperada lista de imigrantes ilegais que receberão os filhos maiores de cinco anos. Um tribunal federal da cidade de San Diego (Califórinia) ordenou o governo a liberar os nomes, que deveriam ter sido divulgados na sexta-feira (13).

O Departamento de Saúde e Serviços Humanos informou para a agência EFE ter identificado 2.551 crianças maiores de cinco anos separadas na fronteira. Há pelo menos 49 crianças brasileiras entre elas, segundo o Ministério de Relações Exteriores.

A separação é consequência da política de "tolerância zero" anunciada pelo governo Trump. Como as crianças não podem ir para a prisão com os pais, detidos preventivamente por causa do processo criminal, elas estavam sendo separadas das famílias.

O anúncio do fim da política de separação foi feito depois de relatos mostrando o sofrimento de crianças provocarem uma onda de críticas a Trump. Os jornais Washington Post e o New York Times dizem que há confusão na fronteira pois os agentes federais estão tendo dificuldades em cumprir a ordem de manter as famílias unidas.

Advogados, segundo o jornal Folha de S. Paulo, também se queixam de que a reunião dos pais às crianças encontrou inúmeros obstáculos burocráticos, como a exigência de digitais de todos os membros da família e extensivas checagens de DNA e antecedentes criminais. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp