Mundo

Chile decreta novo toque de recolher após mais protestos em Santiago

Reuters/Rodrigo Garrido
Governo mobilizou 10.500 integrantes das Forças Armadas para atuar contra manifestações  |   Bnews - Divulgação Reuters/Rodrigo Garrido

Publicado em 21/10/2019, às 08h35   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Autoridades chilenas decretaram neste domingo (20) toque de recolher no Chile pelo segundo dia consecutivo por conta das violentas manifestações e saques que aconteceram por três dias na capital, Santiago. A medida passou a valer a partir das 19h e foi suspensa às 6h segunda-feira (21) como estava previsto.

Sete pessoas morreram durante os protestos, segundo o ministro do Interior chileno, Andrés Chadwick. Duas pessoas morreram no incêndio em um supermercado durante a madrugada. Outro incêndio, em uma fábrica na periferia da capital, deixou cinco mortos. Porém, na manhã desta segunda, o jornal "El Mercurio" já falava em 10 mortos.

"Hoje tivemos mais de 70 atos de grave violência, entre eles, mais de 40 saques", disse Chadwick em um pronunciamento.

O presidente Sebastián Piñera disse em um pronunciamento que segunda-feira, primeiro dia útil depois de três jornadas de distúrbios, será "um dia difícil". 

O general Javier Iturriaga, responsável pelo estado de emergência decretado no país, pediu aos chilenos que ficassem em casa durante a noite.

O Ministério Público chileno informou que 1.462 pessoas foram detidas em todo o Chile. Desse total de detenções, 614 ocorreram em Santiago e 848 no restante do país.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp