Mundo

Jeanine Añez Chaves, senadora da oposição, assume presidência da Bolívia

Reprodução/ Redes sociais
Ela pediu ajuda às "bençãos de Deus" e à Bíblia para tocar governo transitório e convocar novas eleições  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Redes sociais

Publicado em 11/11/2019, às 16h55   Luiz Felipe Fernandez


FacebookTwitterWhatsApp

Sob as "bençãos de Deus", a Vice-presidente do Senado na Bolívia, Jeanine Añez Chaves, assumiu a presidência do país na tarde desta segunda-feira (11).

A sua chegada ameniza a instabilidade nos últimos dias, desde  a renúncia forçada de Evo Morales e o seu vice, Álvaro García Linera, que sofreram pressão popular e das Forças Armadas. 

Em discurso proferido na Assembleia Legislativa da Bolívia, a senadora afirmou que assume o cargo de forma "constitucional" e que deseja a "pacificação" do país. Ela garantiu que seu governo é de transição e que convocará uma nova eleição que reflita a real vontade do povo boliviano, amparada pelas diretrizes da "Bíblia".

Integrante da aliança Unidá Demócrata, oposição ao governo Morales, Añez é advogada e está na vice-presidência do senado desde 2010. Ela já havia feito duras críticas ao ex-presidente ao questionar a democracia na Bolívia, acusando o político de origem indígena de querer se "perpetuar" no poder. 

No último domingo, ela se pronunciou sobre a renúncia de Evo Morales e disse que não se pode falar em "democracia" quando há perseguição política, exilados, e desrespeito à Constituição.

Veja o vídeo:


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp