Mundo

México aceita pedido de asilo político de Evo Morales

Enzo De Luca/Agencia Boliviana de Informacion
Presidente afastado da Bolívia pediu proteção ao governo mexicano  |   Bnews - Divulgação Enzo De Luca/Agencia Boliviana de Informacion

Publicado em 11/11/2019, às 18h32   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O México aceitou nesta segunda-feira (11) asilo político a Evo Morales. De acordo com o chanceler mexicano, o ex-presidente da Bolívia pediu proteção um dia depois de deixar o cargo sob pressão de opositores, militares e policiais.

O governo do México afirmou mais cedo nesta segunda que reconhece Evo Morales como presidente "legítimo" da Bolívia, e denunciou que sua renúncia se deve a um "golpe" dado pelo Exército, o que classificou como um grave retrocesso para a região.

Segundo a agência Reuters, o governo mexicano pediu ao Ministério das Relações Exteriores boliviano que garantisse a saída segura de Evo Morales do país. Não se sabe se o ex-presidente já deixou a Bolívia.

O chanceler mexicano afirmou que o governo do presidente Andrés Manuel López Obrador não reconhecerá um governo de caráter militar na Bolívia.

"Consideramos um golpe o que ocorreu (na Bolívia) ontem (...) É um golpe porque o Exército pediu a renúncia do presidente e isso violenta a ordem constitucional do país", afirmou Ebrard em uma coletiva de imprensa com López Obrador.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp