Mundo

Jornal divulga vídeo que parece mostrar momento em que míssil atinge avião ucraniano

Reprodução/ The New York Times
A tragédia aconteceu na quarta-feira (8) em Parand, perto de Teerã, e vitimou 176 pessoas de várias nacionalidades  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ The New York Times

Publicado em 09/01/2020, às 18h57   Redação BNews



Um vídeo que parece mostrar o exato momento em que o avião ucraniano é atingido por um míssil foi divulgado, nesta quinta-feira (9), pelo jornal "The New York Times". A tragédia aconteceu na quarta-feira (8) em Parand, perto de Teerã, e vitimou 176 pessoas de várias nacionalidades. 

"Para analisar o vídeo, confirmamos que ele foi filmado perto da rota de voo do avião a partir de Teerã", informou o jornal. Nas imagens, aparece o avião sendo atingido pelo míssil, mas não explode. Ela continua voando, explode e bate no solo, conforme mostram outros vídeos analisados pelo diário americano.

Segundo o jornal, o vídeo mostra que uma pequena explosão aconteceu quando o míssil atingiu o avião, mas o avião em si, em um primeiro momento, não explodiu: continuou voando por alguns minutos e virou na direção do aeroporto. A aeronave então continuou voando, em chamas, para o aeroporto antes de explodir e bater no solo, segundo mostram outros vídeos verificados pelo "The New York Times".

Uma pessoa chamada Nariman Gharib teria fornecido as imagens ao periódico americano, de acordo com o G1.

Investigações

O premiê canadense Justin Trudeau declarou, nesta quinta-feira (9), que fontes de inteligência informaram que a queda do avião ucraniano foi causada por um míssil iraniano. O ataque pode ter sido acidental, mas ainda será realizada uma investigação completa sobre o caso.

"Temos inteligência de várias fontes, incluindo nossos aliados e nossa própria inteligência. As evidências indicam que o avião foi abatido por um míssil terra-ar iraniano. Pode ter sido não intencional", afirmou Trudeau

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp