Mundo

Irã repudia comentários de Trump e nega violência contra manifestantes

Divulgação
Porta-voz do governo também disse que EUA são responsáveis por dificuldades econômicas sentidas pelos iranianos  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 13/01/2020, às 13h24   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O governo iraniano repudiou nesta segunda-feira (13), as declarações do presidente Donald Trump sobre os protestos que ocorreram em Teerã, capital do país, no último final de semana. No último domingo (12), o presidente norte-americano usou sua conta no Twitter para comentar as manifestações realizadas no país. 

“Não matem os manifestantes. Milhares já foram mortos ou presos por vocês, e o mundo está vendo. Mais importante, os EUA estão vendo. Liguem novamente a internet e permitam que os repórteres circulem livremente! Parem a matança do grande povo iraniano! ”, escreveu.

De acordo informações da Agência Brasil, as autoridades iranianas negaram que a polícia esteja respondendo de forma violenta aos protestos que começaram depois que o governo do Irã admitiu culpa no acidente com um avião ucraniano na semana passada.

No último sábado (11), o governo do país persa admitiu responsabilidade no ataque a um avião da Ukrainian International Airlines, que matou 176 pessoas. 

Anteriormente, Trump havia sugerido que o governo permitisse que os grupos de Direitos Humanos monitorassem as manifestações, e disse que o Governo norte-americano está ao lado do “corajoso povo iraniano”.

Também de acordo com a publicação, o porta-voz do governo do Irã, Ali Rabiei, acrescentou que os iranianos não esqueceram o assassinato do general Qassem Soleimani pelos EUA, bem como as sanções impostas pelo país.

Segundo ele, os Estados Unidos são responsáveis por grande parte das dificuldades econômicas sentidas pelos iranianos no momento.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp