Mundo

Zona do Euro deve registra contração de 8,7% do PIB em 2020, prevê Comissão Europeia

Pietro Naj-Oleari/ European Parliament
Em maio, a expectativa de redução era de 7,7%. Comissão Europeia alertou sobre os riscos vinculados à pandemia e ao Brexit  |   Bnews - Divulgação Pietro Naj-Oleari/ European Parliament

Publicado em 07/07/2020, às 10h21   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Comissão Europeia piorou sua previsão para a economia da zona do euro nesta terça-feira (7). A expectativa de contração do Produto Interno Bruto (PIB), que em maio era de 7,7%, agora é de 8,7% em 2020. O grupo alertou sobre os "riscos excepcionalmente altos" vinculados à pandemia do novo coronavírus e ao Brexit - saída do Reino Unido da União Europeia.

As informações são da agência France Presse. "O alcance e a duração da pandemia e das futuras possíveis medidas de reclusão necessárias continuam sendo uma incógnita", afirma Bruxelas em sua previsão, que não leva em consideração uma possível "segunda onda".

A Comissão prevê uma queda "histórica" do conjunto das 19 economias que compartilham o Euro, e se aproxima da previsão calculada pelo Banco Central Europeu (BCE). A contração do PIB de França, Itália e Espanha - as principais economias do bloco depois da Alemanha - deve superar dois dígitos neste ano, a 10,6%, 11,2% e 10,9%, respectivamente.

O Executivo comunitário também melhorou em dois décimos a previsão anterior para a Alemanha, maior economia europeia, a -6,3%. A economia de Portugal deve registrar contração de 9,8% do PIB em 2020.

Em um contexto de grande incerteza, no entanto, o Executivo comunitário não descarta "uma recuperação melhor que o esperado", especialmente se a situação da pandemia "permitir uma suspensão mais rápida das restrições". A recuperação do PIB pode ser generalizada em 2021, a 6,1% para o conjunto de países da zona do Euro, neste cenário.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp