Mundo

Biden abre vantagem de 10 pontos percentuais em pesquisas de intenção de voto nos EUA

Reprodução/Secom
Pesquisa realizada pela Reuters/Ipsos também revela que maioria acredita que Donald Trump poderia ter evitado a infecção pela covid-19   |   Bnews - Divulgação Reprodução/Secom

Publicado em 04/10/2020, às 11h52   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O candidato democrata à presidência dos EUA, Joe Biden abriu sua maior vantagem sobre o atual presidente Donald Trump em pesquisas de intenção de voto a um mês das eleições americanas. De acordo com pesquisa realizada pela Reuters/Ipsos, entre os adultos que pretendem votar, 51% apoiam Biden e 41% declararam voto em Trump. 

Outros 4% dizem optar por um terceiro candidato, e mais 4% se mostram indecisos. O levantamento foi realizado entre 2 e 4 deste mês. O período coincide com a notícia de que Trump positivou para o novo coronavírus e foi internado para tratar da doença.

De acordo com informações do jornal O Globo, a pesquisa também apontou também que a maioria dos americanos acredita que Trump poderia ter evitado a infecção pela covid-19 se tivesse levado a doença mais a sério. 

Apenas 34% dos entrevistados disseram acreditar que Trump vem falando a verdade a respeito da doença, enquanto 55% dizem que não; 11% dizem não ter certeza. Sobre a resposta do presidente americano ante a pandemia, 57% dizem desaprovar as medidas tomadas pelo governo, índice três pontos maior do que no último levantamento.

Vale ressaltar a liderança no voto popular não é o suficiente para eleger um presidente nos EUA. Para ganhar, um candidato deve vencer em estados suficientes para prevalecer no Colégio Eleitoral. São os delegados deste colégio que elegem o presidente do país. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp