Mundo

Jornalista é condenada a quatro anos de prisão por cobertura da pandemia de Covid-19

Reprodução / Youtube
Zhang afirmou que vai fazer greve de fome   |   Bnews - Divulgação Reprodução / Youtube

Publicado em 28/12/2020, às 10h31   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Zhang Zhan, jornalista natural de Xangai, foi condenada, nesta segunda-feira (28), a quatro anos de prisão por mostrar a realidade nas redes sociais dos hospitais na cidade de Wuhan, epicentro da pandemia na China.

Ela viajou em fevereiro para fazer reportagens sobre como estavam os hospitais sobrecarregados de pacientes infectados com o novo coronavírus na cidade. Em maio, a jornalista foi detida e acusada de propagar informações falsas pela internet em relação aos hospitais. Com isso, Zhang começou uma greve de fome em junho, porém, foi alimentada por uma sonda à força.

O advogado da jornalista, Zhang Keke, afirma que a profissional vai fazer outra greve de fome caso a sentença seja muito pesada. “Ela acredita que vai morrer na prisão”, comentou. 

Entre janeiro e maio, mais de 4 mil pessoas morreram em toda a China. Em Wuhan, só foi decretado quarentena apenas dia 23 de janeiro, um mês depois do primeiro caso confirmado, em dezembro de 2019. Um dos médicos que informou o surgimento do vírus, Li Wenliang, morreu no início de fevereiro.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp