Mundo

Chile vacina cinco milhões pessoas contra a Covid-19 duas semanas antes do previsto

Getty Images via BBC
A covid-19 infectou mais de 900.000 pessoas no Chile e deixou 21.700 mortos até o momento  |   Bnews - Divulgação Getty Images via BBC

Publicado em 16/03/2021, às 16h47   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Chile totalizou, nesta terça-feira (16), cinco milhões de pessoas vacinadas contra a covid-19 com ao menos uma dose, pertencentes aos grupos de maior risco, duas semanas antes do prazo estabelecido pelo governo de Sebastián Piñera. O processo de vacinação no país, que tem 19 milhões de habitantes, começou pelos trabalhadores da saúde em 24 de dezembro e continuou com os grupos da população de maior risco, portadores de doenças crônicas e idosos, em 3 de fevereiro. A meta oficial era alcançar os cinco milhões com ao menos uma dose em 30 de março.

Até o momento, duas vacinas foram administradas no Chile: a do laboratório americano Pfizer e a Coronavac, do chinês Sinovac. As autoridades de saúde do Chile informaram que até o momento conseguiram vacinar 5.011.517 pessoas com pelo menos uma dose, graças a uma grande campanha em todo o país, com quase 15.000 pontos de vacinação administrados principalmente pelos municípios e pelos centros de atenção à saúde primária.

“Esta conquista é mérito e pertence a todos os chilenos”, disse o presidente Piñera, em uma cerimônia no palácio presidencial de La Moneda, onde anunciou o cumprimento da primeira meta da vacinação.

O segundo objetivo é vacinar com as duas doses 15 dos 19 milhões de habitantes do país no primeiro semestre, com um ritmo de mais de 150.000 imunizados diários em média. Nesta terça-feira, 2.139.079 pessoas já estavam vacinadas contra a Covid-19 com as duas doses, segundo relatório do Ministério da Saúde.

“Garantir as vacinas para todos os chilenos tem sido uma tarefa extraordinariamente difícil e cheia de obstáculos, mas estamos cumprindo”, afirmou Piñera. A covid-19 infectou mais de 900.000 pessoas no Chile e deixou 21.700 mortos até o momento.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp