Mundo

EUA planejam enviar milhões de doses da vacina para México e Canadá

Reprodução/Fotos Públicas
Anúncio vem em um momento em que os EUA vivem o maior fluxo de migrantes em 20 anos em sua fronteira com o México  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Fotos Públicas

Publicado em 18/03/2021, às 17h45   Redação BNews



Os Estados Unidos planejam enviar cerca de quatro milhões de doses da vacina contra a Covid-19 produzida pela AstraZeneca/Oxford para o México e o Canadá. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (18) pelo governo mexicano, que receberá 2,5 milhões de doses do imunizante. Os canadenses, portanto, ficarão com as outras 1,5 milhão de doses.

Segundo a Folha de S. Paulo, o anúncio foi feito no momento em que os EUA vivem o maior fluxo de migrantes em 20 anos em sua fronteira com o México. Só no mês de fevereiro, 100.441 pessoas foram detidas ou expulsas na divisa, de acordo com dados do Serviço de Alfândega e Proteção das Fronteiras (CBP, na sigla em inglês).

O governo Biden, ainda segundo a Folha, está sob pressão de aliados em todo o mundo para compartilhar a vacina, principalmente da AstraZeneca, que foi autorizada na Europa e em outros países, mas ainda não foi aprovada nos EUA.

Alguns países europeus suspenderam o uso da AstraZeneca, após perceber que algumas pessoas que receberam a vacina desenvolveram coágulos. Nesta quinta-feira (18), no entanto, o órgão regulador de drogas da Europa declarou a vacina segura. 

Os EUA não precisam das doses da AstraZeneca para cumprir a meta de vacinação no país. Até o momento, os imunizantes de três fabricantes —Pfizer/BioNTech, Moderna Inc e Johnson & Johnson— estão liberados para uso noa nação. As empresas prometeram entregar quase 500 milhões de doses aos EUA.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp