Mundo

Farc anunciam fim de sequestros e libertação de dez reféns

Publicado em 26/02/2012, às 20h02   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) anunciaram neste domingo (26) o fim da prática de sequestros e a libertação de maneira conjunta dos dez militares e policiais que seguem em seu poder como reféns. Os anúncios aparecem em uma declaração pública que o Secretariado do Estado-Maior Central do grupo rebelde divulgou nas "montanhas da Colômbia" e em seu site.

"Anunciamos que a partir da data banimos a prática de sequestros em nossa atuação revolucionária", informaram as Farc, que disseram que a decisão obriga a guerrilha a abolir uma "lei" do grupo rebelde de 2000 sobre seu financiamento com o sequestro de civis.

O fim do sequestro como arma política era uma das antigas reivindicações da ONG Colombianos e Colombianas pela Paz (CCP), liderada pela ex-congressista Piedad Córdoba. Há três anos, Piedad e a CCP mantêm negociações com as Farc, que já permitiram a libertação de maneira unilateral de 20 rebeldes e, agora, os dois compromissos finais deles sobre os sequestros.

Na mesma declaração, as Farc disseram ter aceitado libertar os dez militares e policiais que mantêm cativos, e não só os seis que tinha comunicado previamente. Os militares e policiais, todos eles em cativeiro há mais de 12 anos, são os últimos reféns remanescentes das Farc, que chegaram a manter mais de 50 políticos, militares, policiais e três americanos, que pretendiam trocar sem sucesso por 500 rebeldes presos.

Informações Revista Época



Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp