Mundo

Funcionários de Biden desembarcam no Brasil para tratar sobre 5G e estabelecer relação com governo

Divulgação/DOD/suboficial da Marinha de 1ª classe Carlos M. Vazquez II
A visita da comitiva teria sido aprovada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido)  |   Bnews - Divulgação Divulgação/DOD/suboficial da Marinha de 1ª classe Carlos M. Vazquez II

Publicado em 05/08/2021, às 08h02   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Funcionários de alto nível da Casa Branca chegam nesta quinta-feira (5) em Brasília para iniciar conversas com o governo brasileiro sobre o leilão da tecnologia de telefonia móvel 5G, assunto que é prioridade na agenda da comitiva americana liderada pelo conselheiro de Segurança Nacional, Jake Sullivan. As informações são do jornal O Globo. 

O governo de Biden não tem uma relação tão estreita com o Brasil, devido às diferenças políticas. Por aqui, a comitiva deve cumprir sua missão de forma pragmática. Na sexta, o grupo da Casa Branca segue para a Argentina. Com o país vizinho, os americanos cultivam uma relação mais amistosa. 

Uma fonte ouvida pelo jornal afirma que a visita da comitiva foi aprovada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Deve participar do encontro o ministro das Comunicações, Fábio Faria.

“Trata-se de uma visita muito importante. Sullivan trabalha diretamente com o presidente Biden [...] é uma missão não apenas americana, é uma missão da Casa Branca que reconhece a importância do Brasil”, afirma o ex-embaixador em Brasília Thomas Shannon ao O Globo.

Já os brasileiros têm a expectativa de que os enviados de Biden reforcem a pressão pela exclusão da empresa chinesa Huawei da lista de equipamentos para a implantação da rede 5G, sob o argumento de que Pequim poderia ter acesso aos dados do governo. 

O encontro terá espaço ainda para que a Casa Branca cobre do governo brasileiro sobre o combate às mudanças climáticas. Em sua campanha eleitoral, Biden chegou a criticar a atuação do Brasil frente à preservação da Amazônia.  

Matérias relacionadas:

5G estará em todas capitais até julho de 2022, prevê conselheiro da Anatel

EUA vão enviar ao Brasil 3 milhões de doses de vacina contra Covid

Abilio Diniz avalia cenário brasileiro: ‘Momento não é só de retomada, mas de explosão na economia’

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp