Mundo

Chuvas históricas deixam dezenas de mortos nos EUA

Reprodução/YouTube
A tempestade tropical recebeu o nome de Ida  |   Bnews - Divulgação Reprodução/YouTube

Publicado em 02/09/2021, às 19h54   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

As fortes chuvas que atingiram os estados de Nova York, Nova Jersey e Pensilvânia nos últimos dias deixaram dezenas de pessoas mortas e um verdadeiro rastro de destruição. A tempestade tropical recebeu o nome de Ida. 

A agência France Presse diz que até esta quinta-feira (2), 41 pessoas haviam perdido a vida. Em Nova Jersey, o governador disse que 23 pessoas em seu estado, a maioria motoristas que não conseguiram escapar de seus carros.

Nos estados de Maryland e Connecticut, no nordeste, e no Alabama, no Mississippi e na Louisiana, no sul, também há registro de mortos. Mais de 1,1 milhão de pessoas estão sem energia elétrica em seis estados.

Segundo reportagem do G1, o Ida atingiu o sul do país com um furacão de categoria 4 no último domingo (30), exatos 16 anos após o Katrina devastar a Louisiana e o Mississippi, e foi rebaixado para tempestade tropical na segunda-feira (30), mas continua causando estragos.

A cidade de Nova York registrou chuva histórica em um dia em pelo menos 152 anos. Foram mais de 18 centímetros de água no Central Park, segundo a rede de televisão CNN, o maior número desde 1869 e quase o dobro do recorde anterior (9,75 centímetros em 1927).

Ainda de acordo com a reportagem, foram registrados quase 9 centímetros de chuvas em apenas uma hora na noite de quarta-feira (1º), superando de longe o recorde anterior de 4,9 centímetros, registrado na passagem do furacão Henri, há apenas 11 dias.

Newark, em Nova Jersey, também registrou um novo recorde diário de chuva na última quarta-feira (1º): 21,3 centímetros, quase o quádruplo do recorde anterior (5,6 centímetros em 1959). 

Autoridades políticas e policiais de Nova York confirmaram nove mortes na cidade, incluindo uma criança de 2 anos e uma idosa de 86 anos. Outros cinco óbitos foram relatados em Nova Jersey.

As mortes aconteceram por afogamento em apartamentos subterrâneos no bairro do Queens, onde porões são convertidos ilegalmente em moradias improvisadas.

Por conta das chuvas as linhas do metrô foram suspensas em decorrência das inundações. Estradas e avenidas ficaram intransitáveis.

O G1 cita ainda que os tornados gerados pelo Ida atingiram partes dos estados da Pensilvânia e de Nova Jersey — onde várias casas ficaram destruídas, em Mullica Hill. Há mortos também nos estados de Maryland, Filadélfia e Connecticut.

Leia também:

Furacão de categoria 4 atinge a costa da Louisiana, nos Estados Unidos

Furacão toca o solo na Carolina do Sul e mata 10 nos EUA

Furacão Tomas perde força

Com mais de 800 mortos, furacão Matthew avança para a Carolina do Sul

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp