Mundo

Japão fecha último reator nuclear

Publicado em 05/05/2012, às 22h17   Agência Brasil



O Japão está fecha neste sábado (5) o último reator nuclear em funcionamento, o que deixa o país sem nenhuma energia atômica pela primeira vez em mais de quatro décadas. O terceiro reator da Usina de Tomari, na região de Hokkaido, é o último de mais de 50 que tiveram as operações suspensas para manutenção, desde que o terremoto, seguido de tsunami, de março de 2011, causou o desastre em Fukushima.

Até o ano passado, 30% da energia do país eram nucleares, mas agora cada um dos reatores precisa passar por testes para demonstrar que é capaz de suportar terremotos e tsunamis. Para suprir a demanda por energia, o Japão vem aumentando a importação de combustíveis fósseis, e companhias de eletricidade estão colocando antigas usinas em funcionamento.

Em volta de Fukushima, usina que foi seriamente danificada pelo terremoto e tsunami de 2011, uma zona de exclusão de 20 quilômetros continua em vigor. Explosões ocorreram em quatro dos seis reatores depois dos desastres naturais, devido a uma falha no sistema de resfriamento, o que levou a vazamentos radioativos e à evacuação forçada de milhares de pessoas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp