Mundo

Turco atravessa 10 mil km para conhecer a casa do 'Rei' Alex

Publicado em 25/11/2012, às 22h21   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

O Brasil é conhecido no mundo por duas palavras: futebol e carnaval. Na Turquia, quando se fala no país sul-americano, pode se acrescentar Alex na lista de atrativos. Após oito anos no Fenerbaçhe, o meia virou mito e é adorado pelos torcedores. Tamanha paixão motivou o turco Mehmet Dilmac a escolher o país e visitar a cidade de Curitiba em suas férias só pela chance de conhecer o ídolo de perto.

Capitão de navio no porto de Istambul, na Turquia, ele não chega a ser dos mais fanáticos pelo time. Porém, para ele, só um é o "Rei" e capaz de fazer com que reservasse as férias para tentar o encontro inédito.

Após a dolorosa despedida de Alex do Fener, em outubro, Dilmac conta que colocou uma ideia em mente: visitar o Brasil, conhecer o novo clube do craque e trazer muitas lembranças. O turco já tinha ouvido falar do Coritiba nas entrevistas do próprio Alex, que sempre citava seu clube de origem, quando ainda estava na Turquia.

Com uma ajuda de uma amiga que já havia visitado o país, Dilmac se lançou na aventura. Depois de atravessar mais de 10 mil quilômetros, desembarcou em São Paulo, passou alguns dias em Búzios, no litoral do Rio de Janeiro, e depois partiu para Curitiba, a terra natal de Alex.

Na primeira tentativa, porta na cara: Alex já tinha ido embora

Ele se emocionou em poder reencontrar uma pessoa da Turquia"
Mehmet Dilmac

No roteiro, o único plano era assistir um treino do Coritiba e, quem sabe, tirar uma foto e pegar um autógrafo de Alex. Mas, logo que chegou a Curitiba, o desânimo tomou conta. Sem conhecer nada, ele foi até o estádio Couto Pereira, ficou andando de uma entrada até a outra, até que descobriu que o treino do Coritiba já tinha acontecido durante a manhã.

Foi um funcionário do clube que o reanimou e disse para que voltasse no próximo dia. No horário combinado, Mehmet estava lá na expectativa de encontrar Alex pela primeira vez. Após o treino coletivo, o turco conversou com o ídolo, pediu vários autógrafos e tirou a primeira de uma série de fotos de sua viagem. A impressão com o encontro foi a melhor possível.

- Ele é uma pessoa muito simpática, aberta e alegre, que trata todo mundo superbem. Me recebeu e conversamos bastante. Ele se emocionou em poder reencontrar uma pessoa da Turquia, um lugar em que ele viveu oito anos e virou sua casa. Foi um momento especial para ele e para mim.

O reencontro se repetiria uma semana depois, quando ele retornou ao treino do Coritiba no centro de treinamento da Graciosa e pôde repetir o papo com o ídolo.

- Em um treino que acompanhei do Alex eu vi essa simplicidade e carinho que as pessoas guardam por ele. Eu realmente gosto do Alex.

Alex, turco Mehmet Dilmac e Lincon no CT do Coritiba (Foto: Arquivo Pessoal)Ele acompanhou o treino e encontrou mais jogadores,
como Lincoln (Foto: Arquivo Pessoal)

Após os dois encontros, outras surpresas ainda o aguardavam. O turco foi convidado de honra para assistir à partida entre Coritiba e Vasco, no Couto Pereira, sentou ao lado de dirigentes e ainda assistiu a outros três treinos do time.

A passagem pela capital paranaense foi tão produtiva e feliz que os três dias planejados anteriormente viraram uma semana, com direito a passeios pelo litoral paranaense e uma esticada até Florianópolis, em Santa Catarina. Mudou até a data da volta para Turquia e ficou mais um pouco. 

- Deu tudo certo para mim em Curitiba. Desde o aeroporto, visitar Paranaguá, fazer muitos amigos e fechar com uma viagem rápida para Santa Catarina. Era para eu ficar apenas três ou quatro dias aqui e acabei ficando mais de uma semana.

O Rei Alex

Mehmet Dilmac adotou um apelido particular para o ídolo Alex. Antes mesmo do desembarque no Brasil, o turco já usava as redes sociais para avisar o jogador dos planos da viagem e o chamava de Rei. Ele justifica a escolha do título – usado somente para Pelé no mundo do futebol - e diz que é algo muito pessoal tanto para ele, como para os turcos em geral.

Ele é como um rei para nós. Alex de Souza é o melhor"
Mehmet Dilmac

- Eu digo que ele é um Rei por ser um bom jogador. Para mim, ele é um Rei, mas em português pode ser destacado como capitão. Ele é como um rei para nós. Alex de Souza é o melhor, não adianta, por mais que ele seja humilde e não aceita todo o destaque. Ele é uma pessoa muito simples, mas temos que valorizar o que ele fez lá - se derrama em elogios.

Em um país como a Turquia, onde o respeito e a superstição andam juntos, Mehmet comprou uma pulseira com um "olho grego”, que é usada para pendurar em portas ou janelas e espantar o mau olhado. Em todas as fotos que  tirou com a camisa coxa-branca do Alex, o "olho grego" aparece para dar sorte.

A identificação com a torcida e carnaval em Curitiba

Turco Mehmet Dilmac com os presentes dos torcedores do Coritiba  (Foto: Arquivo pessoal)Turco Mehmet Dilmac virou torcedor do Coritiba
(Foto: Arquivo pessoal)

Além de torcer para o Fenerbahçe, Mehmet Dilmac passou a ter um clube brasileiro do coração: o Coritiba. O turco disse que foi conquistado pelo modo que foi tratado. De tanto que participou do cotidiano do Coritiba, ele conta que se tornou uma celebridade e ganhou a amizade de vários torcedores coxas-brancas.

- Eu me surpreendi com a recepção e o modo como fui tratado no estádio de futebol do Coritiba. As pessoas queriam falar comigo. Fiquei em um local reservado para pessoas importantes, com gerentes em volta. Eu ia comprar ingressos, mas um conselheiro me convidou para ir com ele. Me senti até estranho, pois não era nenhuma pessoa de tão importância. Também achei engraçado que aqui você pode assistir ao primeiro tempo em um assento e depois trocar. Não tem lugar fixo. Em Istambul precisa ficar no mesmo lugar sempre.

Mehmet já decidiu que vai adotar Curitiba como destino nas próximas férias. No Carnaval, em vez de assistir o tradicional desfile das escolas de samba no Rio de Janeiro, ele retorna para a capital paranaense para rever os novos amigos.

- Vou levar muitas lembranças e muitas pessoas queridas que encontrei aqui. O Alex como a principal pessoa que visitei, mas muitos amigos que me ajudaram. Curitiba é uma cidade agradável, ecológica, limpa e com pessoas cultas. Sempre que precisei de ajuda nas ruas, eles me atenderam, por mais que o inglês não fosse perfeito. Levo boas recordações para a Turquia, além das fotos.

Fonte: Globoesporte.com

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp