Mundo

Papa Francisco nomeia brasileiro como chefe da Congregação dos Bispos

Divulgação
Cargo é equivalente ao de um ministro no Governo  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 12/10/2013, às 13h31   Agência Globo



O Papa Francisco nomeou como prefeito da Congregação para os Bispos o brasileiro Ilson de Jesus Montanari, um dos cargos mais importantes da hierarquia da Santa Sé. Montanari substitui o cardeal canadense Marc Ouellet, que foi nomeado por Bento XVI .

O prefeito da Congregação dos Bispos, cargo equivalente ao de um ministro no Governo, assessora o Papa na nomeação e transferência de bispos, promoção de arcebispos, criação e fusão de dioceses. Só ele e o prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé têm o privilégio de despachar semanalmente com o Papa, em audiências aos sábados.

O cargo já foi ocupado pelo brasileiro Dom Lucas Moreira Neves entre 1998 e 2000, durante o papado de João Paulo II Montanari, de 54 anos, nasceu em Sertãozinho, São Paulo, foi ordenado sacerdote em 18 de agosto de 1989 e depois nomeado pároco na igreja de São João Batista em setembro o mesmo ano.

Ele ensinou teologia no Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto e no seminário de Uberaba, e foi coordenador da pastoral da Arquidiocese de Ribeirão Preto, entre outras tarefas.

Ele obteve uma licenciatura em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma (2002-2004). Desde 2008, é funcionário da Congregação para os Obipos. A nomeação é mais uma das mudanças que o Pontífice tem promovido na Cúria Romana, como a indicação em agosto de Pietro Parolin como Secretário de Estado no lugar de Tarcisio Bertone.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp