Mundo

Mais de 640 já morreram na Líbia

Publicado em 23/02/2011, às 17h47   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Desde o início dos protestos (14 de fevereiro) na Líbia cerca de 640 pessoas já morreram. A estimativa foi levantada pela Federação Internacional para os Direitos Humanos (FIDH) nesta quarta-feira (23) e divulgada na Folha de São Paulo.

De acordo com a publicação paulista, o número representa mais que o dobro do balanço oficial do governo líbio de 300 mortos. A FIDH menciona 275 mortos em Trípoli e 230 na cidade de Benghazi, epicentro dos protestos.

A situação no país está longe de ter um final. Segundo as agências de notícias internacionais, nesta quarta, diversos tiroteios aconteceram nas principais cidades do país. Manifestantes antigoverno também dizem terem assumido o controle de diversas cidades, um dia depois de o mandatário ter afirmado, em discurso, que morrerá em solo líbio como "mártir".

Enquanto moradores de cidades na região leste do país celebravam, levantando bandeiras da antiga monarquia, o clima em Trípoli era de desânimo. Habitantes estavam com medo de sair de casa, afirmando que forças pró-Gaddafi estavam abrindo fogo aleatoriamente nas ruas.

A indignação internacional aumentou um dia depois de o ditador ter prometido defender seu regime e pedir para partidários que reprimam os manifestantes de oposição. Mesmo antes da ameaça, a retaliação de Gaddafi já era a mais forte no mundo árabe, desde que começaram a tomar as ruas revoltas antigoverno no Oriente Médio.

O ministro de Relações Exteriores da Itália, Franco Frattini, afirmou que estimativas de que cerca de 1.000 pessoas foram mortas na Líbia era "crível", apesar de sublinhar que informações sobre vítimas são incompletas. A ONG baseada em Nova York Human Rights Watch põe o número de mortos em quase 300, de acordo com uma contagem parcial.


Com informações da Folha de São Paulo

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp