Mundo

Após 52 anos em cativeiro, orca será libertada de aquário de Miami

Reprodução/Local 10 News
Orca passou 52 anos em cativeiro e vive sozinha desde 1980  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Local 10 News

Publicado em 31/03/2023, às 14h55   Cadastrado por Sanny Santana



O aquário da Flórida Miami Seaquarium fechou um acordo com a organização sem fins lucrativos Friends of Lolita para libertar a orca Lolita, de 2.268 kg, que está sendo mantida em um cativeiro há 52 anos. O anúncio foi feito na quinta-feira (30).

A baleia está sendo libertada após se aposentar de suas apresentações no aquário, que realizava desde que foi capturada em 1970, em uma enseada perto de Seattle, quando tinha apenas quatro anos de idade. Agora, é decidido que ela deverá ser devolvida a um habitat oceânico no noroeste do Pacífico em até dois anos. O plano de devolver Lolita ao seu habitat natural requer aprovação federal, segundo o jornal.

O processo para devolver o animal às suas "águas domésticas" levou anos para ser concluído, começando com a transferência da propriedade do aquário para a The Dolphin Co. Mais tarde, a empresa fez parceria com a organização sem fins lucrativos para fornecer assistência médica à baleia.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

O proprietário anterior do Seaquarium, a SeaWorld Entertainment, encerrou gradualmente os shows de orcas em 2016. Lolita, que já foi uma das principais atrações do aquário, foi aposentada dos shows em março de 2022.

"Encontrar um futuro melhor para Lolita é uma das razões que nos motivou a adquirir o Miami Seaquarium", disse o presidente-executivo da Dolphin Co, Eduardo Albor, em comunicado.

Lolita é uma das orcas mais velhas em cativeiro e ainda restam dúvidas se ela irá se adaptar ao seu habitat natual novamente, isso porque ela sofreu vários problemas de saúde ao longo dos anos em cativeiro.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp