Mundo

Conselho da Europa decide expulsar a Rússia do Grupo

Reprodução/UN
A decisão acontece semanas depois da condenação das ações da Rússia no território Ucraniano  |   Bnews - Divulgação Reprodução/UN

Publicado em 16/03/2022, às 16h59   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

O Conselho da Europa expulsou nesta quarta-feira (16) a Rússia do principal órgão dos direitos humanos do continente, por conta da invasão à Ucrânia, matando diversos civis e destruindo diversas cidades pelo país.

O comité composto por 47 Estados-membros afirmou em comunicado que "a Federação Russa deixou de ser membro do Conselho da Europa a partir de hoje, 26 anos após adesão".

A decisão acontece semanas depois da condenação das ações da Rússia no território Ucraniano. Foi no início desta semana que a assembleia iniciou o processo de expulsão, que foi aprovado por unanimidade.

Leia mais: 

Corte Internacional decide que Rússia deve retirar tropas da Ucrânia

Morre piloto do helicóptero da Petrobras que fez pouso forçado na Bahia

Funcionária de TV faz protesto contra guerra no principal telejornal russo

Ainda nesta quarta-feira (16), a delegação russa informou ao secretário-geral do Conselho Europeu que iria se retirar da organização e que tinha como pensamento denunciar a Convenção Europeia dos Direitos do Homem.

O país liderado por Putin aderiu ao Conselho Europeu em 28 de fevereiro de 1996.

"A retirada da Rússia do Conselho da Europa é uma tragédia para as vítimas de abusos do Kremlin", afirmou a Anistia Internacional.

"Na Rússia, todas as partes interessadas, incluindo os legisladores, devem tomar medidas para se opor a esse movimento imprudente e evitar que o país caia, cada vez mais fundo, em abismo de total desrespeito pelos direitos humanos", clamou Marie Struthers.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp