Mundo

Considerado o mais antigo do mundo, pão de 8.600 anos é descoberto na Turquia

Divulgação/Universidade Necmettin Erbakan
Pão foi encontrado em campo de escavação; pesquisadores também encontraram trigo, cevada e sementes de ervilha  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Universidade Necmettin Erbakan

Publicado em 08/03/2024, às 22h27   Cadastrado por Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

Pesquisadores de uma universidade da Turquia afirmam ter encontrado o pão mais antigo do mundo, datado em 6.600 a.C. Apesar da descoberta ter sido feita em 2021, a análise só foi divulgada na última terça-feira (5) no site da Universidade Necmettin Erbakan.

O pão foi encontrado em um forno do período neolítico no campo de escavação Çatalhöyük, localizado em Konya, no centro-sul da Turquia. Além da massa de 8.600 anos, pesquisadores encontraram ainda trigo, cevada e sementes de ervilha.

“Com documentação cuidadosa, entendeu-se que o pequeno e redondo achado esponjoso no canto do forno era pão", diz a publicação feita no site.

"As análises mostraram que esse achado foi misturado com água e farinha, deixado por um tempo, fermentado e cru. Vimos que estava nessa forma, preparado próximo ao forno, mas não assado ou cozido. Foi uma descoberta emocionante. Não há nenhum achado nesta forma semelhante ao pão encontrado até agora. Nós o chamamos de o pão mais antigo conhecido. É uma descoberta emocionante para a Turquia e para o mundo", declarou o professor da Universidade de Gaziantep, Salih Kavak.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp