Mundo

Corpos das vítimas do submarino Titan viraram fragmentos e servirão como comida de peixe

Foto: OceanGate Expeditio
Fragmentados em partes muito pequenas, os restos dos corpos dificilmente serão encontradas um dia  |   Bnews - Divulgação Foto: OceanGate Expeditio
Camila Vieira

por Camila Vieira

[email protected]

Publicado em 24/06/2023, às 08h49


FacebookTwitterWhatsApp

Os corpos das vítimas do submarino Titan que implodiu no Oceano Atlântico, durante uma expedição para ver os destroços do Titanic, possivelmente virarão alimento para a fauna marinha, afirmam especialistas. Fragmentados em partes muito pequenas, os restos mortais dificilmente serão encontradas um dia.

"É um efeito devastador", afirma Thomas Gabriel Clarke, do Laboratório de Metalurgia Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS).

Uma das comparações que mostra a força da implosão (que ocorreu em uma fração de segundos e foi indolor) é que a água exercia pressão equivalente à de um elefante a cada 25 centímetros quadrados do casco do submarino.

As paredes do submarino esmagaram os passageiros, diz o pesquisador Carlos Daher Padovezi, que trabalha no Laboratório de Infraestrutura em Energia do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). "Restaram micropedaços muito pequenos mesmo", afirma Carlos Daher.

É uma morte diferente da que ocorre por afogamento, quando, após alguns minutos, há a asfixia. "A uma profundidade dessa, a implosão age como uma "pancada", um trauma sobre os corpos. Eles viraram destroços instantaneamente", afirma Arthur Segurado, coordenador da anestesia do Hospital Sírio-Libanês (SP).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp