Mundo

Foguete chinês perde controle e deve cair em mar europeu nesta manhã

Valter Campanato/Agência Brasil
Uma agência de controle aéreo europeu indica que queda do foguete chinês também pode cair no mar  |   Bnews - Divulgação Valter Campanato/Agência Brasil

Publicado em 04/11/2022, às 08h23   Cadastrado por Pedro Moraes


FacebookTwitterWhatsApp

Com o controle perdido na parte técnica do veículo, um foguete chinês está em voo acelerado para cair no planeta Terra na manhã desta sexta-feira (4), de acordo com informações de autoridades do país em uma publicação feita pelo g1. Uma das consequências dessa possível colisão é o fechamento de trecho do espaço aéreo da Espanha, país que deve sediar a queda do módulo chinês, para evitar choques com aeronaves. 

A previsão é que o foguete entre na Terra até as 9h20 desta manhã, no horário de Brasília, segundo informações da agência de controle aéreo europeu Eurocontrol. Por essa razão, os voos entre 9h38 e 10h18 na Catalunha e em outras comunidades foram restringidos. No mais, o tráfego aéreo foi paralisado em quatro das 17 regiões da Espanha.

Do mesmo modo, aeroportos de cidades turísticas como Barcelona e Ibiza estão fechados. A Eurocontrol afirma que a probabilidade maior é que o módulo do foguete, chamado de Longa Marcha-5B YA, vai cair no Oceano Atlântico. No entanto, como a aeronave perdeu a direção, é possível que seja enviado para o território espanhol. 

Lançado ao espaço para auxiliar na construção da estação espacial chinesa, o Longa Marcha 5B está inserido em um ambicioso plano do país para frequentar o mapa das potências com presença no espaço. 

Ele foi lançado de forma inédita em maio de 2020. Na oportunidade, vários fragmentos do foguete caíram na altura da Costa do Marfim, situada na África Ocidental, danificando vários edifícios no país. Já no voo seguinte, os destroços do foguete caíram no Oceano Índico. Por fim, no terceiro, o destino foi o Mar de Sulu, nas Filipinas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp