Mundo

Hospital é alvo de investigação após mãe dormir durante amamentação e bebê morrer asfixiado

Arquivo/Agência Brasil
A mãe teria pedido para ficar mais tempo com o bebê, porém estava sem supervisão  |   Bnews - Divulgação Arquivo/Agência Brasil

Publicado em 23/01/2023, às 08h24   Cadastrado por YB


FacebookTwitterWhatsApp

O hospital Pertini, localizado na capital italiana,virou alvo de uma investigação de homicídio culposo pela morte de um recém-nascido. Segundo o jornal italiano Corriere della Sera, os promotores de Roma abriram esse processo após o bebê ter morrido esmagado pela mãe, que adormeceu enquanto amamentava.

A investigação perpassa pela apuração de negligência do hospital na assistência à mãe da criança. Isso ocorreu em razão de que a mãe, 30 anos, teria pedido à equipe da maternidade para ficar com o bebê por mais alguns minutos após amamentá-lo, porém, ao que parece ela não estava sendo observada.

Vale lembrar que o protocolo aponta que a equipe médica deve supervisionar as mães durante esse período por cuasa do risco de morte do coleito - quando uma criança com menos de cinco meses adormece ao lado dos pais. A prática é considerada perigosa por alguns especialistas porque o aparelho respiratório da criança está pouco desenvolvido e basta uma leve pressão para impedi-lo de respirar e provocar asfixia.

O que aconteceu

A mãe do bebê, que veio a óbito, teria pedido para ficar mais tempo com a vítima, porém, adormeceu e acabou afixiando a criança.

Durante o plantão noturno, uma enfermeira viu a mulher dormindo em um dos quartos e percebeu que ao lado dela havia o corpo sem vida da criança. A profissional tentou reanimar o bebê, mas não teve sucesso.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp