Mundo

Juízes saem escoltados de Suprema Corte após manifestação turbulenta

Reprodução/X (@ClaPelicano)
Manifestantes cercaram a Suprema Corte para a escolha do novo procurador  |   Bnews - Divulgação Reprodução/X (@ClaPelicano)

Publicado em 09/02/2024, às 07h45   Pedro Moraes


FacebookTwitterWhatsApp

Manifestantes cercaram a Suprema Corte da Colômbia, nesta quinta-feira (8), durante uma votação para a escolha do novo procurador-geral do país. Em função do bloqueio, a polícia entrou em ação, enquanto os juízes deixaram o prédio em carros escoltados. A ação dos protestantes envolveu um chamado do presidente Gustavo Petro para cobrar que a instituição escolhesse o novo procurador-geral em função de uma lista proposta pelo mandatário.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp. 

Entre os participantes do protesto, estavam sindicalistas, estudantes e indígenas da capital colombiana, Bogotá. Os manifestantes cercaram a Corte e bloquearam o acesso ao prédio onde os juízes estavam situados. Com o acionamento, a polícia dispersou a multidão turbulenta com gás lacrimogêneo. 

Por vezes, os manifestantes revidaram atirando pedras contra as forças de segurança. Ao mesmo tempo, a polícia retomou o controle da área. Na parte interna da Corte, os juízes não entraram em um consenso para eleger o sucessor do atual procurador, Francisco Barbosa.

Assista:

Segundo a Suprema Corte garantiu ser "inaceitável" que juízes fiquem localizados e apontou que as manifestações afetaram "gravemente o direito à liberdade de locomoção".

Junto a isso, os juízes afirmaram que os protestos colocaram "em grave risco a vida e integridade física de magistrados, funcionários, jornalistas e demais ocupantes" do Palácio da Justiça. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp