Mundo

Justiça manda desligar aparelhos de bebê contra vontade dos pais; entenda

iStock
Bebê de oito meses sofre de doença crônica incurável; pais tiveram pedido para manter criança viva negado  |   Bnews - Divulgação iStock

Publicado em 11/11/2023, às 17h38   Cadastrado por Daniel Brito


FacebookTwitterWhatsApp

A justiça do Reino Unido determinou que os aparelhos que mantêm uma bebê de oito meses, viva sejam desligados neste sábado (11). A decisão frustra uma oferta da Itália para transferir a criança para o país.

Indi Gregory sofre de uma doença considerada incurável e deve ser submetida a uma eutanásia passiva contra a vontade de seus pais. Para evitar a decisão, o governo italiano ofereceu a cidadania do país à criança e fez um apelo para transferi-la para um hospital católico em Roma.

A tentativa de salvar a vida do bebê envolveu ainda a invocação a Convenção de Haia de 1996 pela primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, para sensibilizar as autoridades britânicas e permitir que a criança "tenha acesso ao protocolo de saúde de um hospital pediátrico italiano".

Entretanto, a justiça britânica rejeitou o último apelo da Itália e dos pais de Indi. O juiz Peter Jackson alegou que a intervenção italiana "não estava no espírito" da Convenção de Haia e disse que o tribunal britânico está em melhor posição para avaliar o interesse superior da criança.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp