Mundo

Mais de 300 pessoas são presas em protestos contra reforma da Previdência na Europa

Reprodução/ Twitter
Proposta não agrada dois terços da população  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Twitter

Publicado em 17/03/2023, às 10h01   Cadastrado por Bernardo Rego


FacebookTwitterWhatsApp

A polícia prendeu 310 pessoas, na França, durante os protestos após o governo aprovar a reforma da Previdência nesta quinta-feira (16). Latas de lixo, deixadas sem coleta devido a greves de coletores de lixo, foram incendiadas.


Em Paris, a polícia usou gás lacrimogêneo e jatos de água para dispersar os manifestantes reunidos na 'Place de la Concorde', próxima da Assembleia Nacional (câmara baixa). De acordo com governo, 10.000 pessoas foram para as manifestações no local e 258 foram detidas. Outras 24 cidades da França também registraram manifestações, que reuniram o total 52.000 pessoas, de acordo com um balanço da polícia.


As cidades de Rennes (oeste), Nantes (oeste) e Lyon (este) também registraram incidentes. Cinquenta e quatro policiais ficaram feridos. Segundo uma pesquisa, dois terços dos franceses são contra o plano imposto pelo presidente. Mais de oito em cada dez pessoas estão insatisfeitas com a decisão do governo de pular uma votação no parlamento, e 65% querem que greves e protestos continuem, mostrou uma pesquisa da Toluna Harris Interactive para a rádio RTL.


A decisão do governo de usar o polêmico artigo 49.3 da Constituição para aumentar a idade de aposentadoria de 62 a 64 anos sem submeter a medida ao voto dos deputados, pelo medo de perder a votação, alimentou os protestos. As informações são do G1.

Assista:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp