Mundo

Maldivas: Saiba como será a primeira cidade flutuante do mundo

Divulgação
Cidade Flutuante das Maldivas, primeiro projeto do tipo no mundo, está próximo de virar realidade  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 16/07/2022, às 11h14   Redação / BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Cidade Flutuante das Maldivas, primeiro projeto do tipo no mundo, está próximo de virar realidade. Diante da ameaça do aumento do nível dos oceanos de “cobrir” as ilhas tropicais, a inciativa visa garantir que um dos principais pontos turísticos do planeta continue existindo.  

A construção da cidade foi aprovada e terá 5 mil imóveis flutuantes ligados por passarelas e fixadas em 200 hectares de fundo da lagoa. A ideia é que o espaço fique a menos de 15 minutos de barco da capital das Maldivas, Malé.

Casas, lojas, hotéis, a diversidade de imóveis da Cidade Flutuante das Maldivas deve ser grande e tecnologias de sustentabilidade serão aplicadas na primeira cidade-ilha flutuante do mundo.

As estruturas das lagoas serão sustentadas por praias arenosas, com corais sendo cultivados para abrigar restaurantes, hotéis, lojas. Os carros não poderão passar pelo local, visando gerar o menor índice de poluição sonora.

A cidade é formada por estruturas hexagonais modelados na geometria do coral que contribuem para as edificações. Enquanto os imóveis flutuam, barreiras de ilha servirão para quebrar as ondas do mar e garantir a estabilidade de todas as estruturas construídas no local.

O governo das Maldivas construiu a Cidade Flutuante por meio de parceria público-privada entre as Dutch Docklands, que tem sede na Holanda. O projeto levou mais de uma década para ser finalizado e tem o foco de ser um espaço para maldivos e turistas de fora, que podem optar por comprar uma casa.

A expectativa é que a construção tenha início em 2023, depois das aprovações do governo serem feitas ainda no primeiro mês do próximo ano. O prazo estimado para a conclusão é de cinco anos. No entanto, a primeira parte da cidade já será aberta para exibição no próximo mês de agosto.

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp