Mundo

Pesquisa aponta Trump na liderança com 47% dos votos em disputa com Biden

Reprodução/CNN
De acordo com o Wall Street Journal, Biden manteve o apoio de 87% do seu eleitorado  |   Bnews - Divulgação Reprodução/CNN

Publicado em 10/12/2023, às 13h34   Cadastrado por Bernardo Rego


FacebookTwitterWhatsApp

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, venceria o atual comandante da Casa Branca,  Joe Biden, em uma eventual disputa em 2024. É o que diz uma nova pesquisa feita pelo Wall Street Journal divulgada neste sábado (9).

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.


Se o cenário for escolher um dos dois, 47% dos eleitores registrados nos EUA dizem apoiar Trump e 43% votariam em Biden, com 10% de indecisos. O resultado é semelhante ao de outras pesquisas nacionais recentes, que apontam para uma disputa acirrada sem líder ou deram a Trump uma pequena vantagem. As informações são da CNN. 


De acordo com o jornal, “os eleitores indecisos inclinam-se para os democratas em outras questões da sondagem, sugerindo que poderiam ser persuadidos a apoiar Biden daqui a um ano, quando as eleições acontecerão”.


Quando os eleitores são conduzidos a um cenário hipotético em que Trump é condenado por um crime antes da eleição, eles se dividem quase igualmente entre os dois candidatos, com 46% dizendo que apoiariam Biden e 45% que apoiariam Trump.


Quando potenciais candidatos independentes são incluídos na pesquisa, a vantagem de Trump sobre Biden aumenta ligeiramente.


Em confrontos hipotéticos com dois outros potenciais candidatos republicanos, Biden empata com o governador da Flórida, Ron DeSantis (45% DeSantis, 45% Biden), mas está bem atrás da ex-embaixadora da ONU Nikki Haley (51% Haley, 34% Biden).


O Wall Street Journal também analisou as próximas primárias do Partido Republicano e Trump tem 59% das intenções de voto entre os potenciais eleitores republicanos nas primárias a nível nacional, com Haley e DeSantis empatados num distante segundo lugar, com 15% e 14%, respectivamente.


A pesquisa foi realizada entre 29 de novembro e 4 de dezembro com uma amostra nacional aleatória de 1.500 eleitores registrados. A margem de erro é de 2,5 pontos para cima ou para baixo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp