Mundo

Presidente da Ucrânia: ações em Bucha tornam negociações difíceis

Divulgação/Governo da Ucrânia
O Kremlin nega quaisquer acusações relacionadas ao assassinato de civis em Bucha  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Governo da Ucrânia

Publicado em 04/04/2022, às 16h19   Agencia Brasil


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy disse nesta segunda-feira (4) que havia se tornado mais difícil para a Ucrânia negociar com a Rússia depois que Kiev tomou conhecimento da escala das supostas atrocidades cometidas pelas forças russas na Ucrânia.

Zelenskiy falou na televisão nacional a partir da cidade de Bucha, na região de Kiev, onde foram encontrados corpos amarrados e com tiros à queima-roupa, uma vala comum e outros sinais de execuções, depois que tropas russas deixaram a região.

O Kremlin nega quaisquer acusações relacionadas ao assassinato de civis em Bucha.

"Estes são crimes de guerra e serão reconhecidos pelo mundo como genocídio", disse Zelensky, usando colete à prova de balas e cercado por militares.

Leia mais: 

Dezenas de corpos são encontrados na cidade de Butcha, na Ucrânia; Rússia culpa 'radicais ucranianos'

Soldados russos morrem após comerem pão oferecido por civis ucranianos

Cruz Vermelha fará nova tentativa de retirar civis de Mariupol

"É muito difícil falar quando se vê o que eles fizeram aqui", disse. "Quanto mais tempo a Federação Russa demorar para o processo de uma reunião, pior será para eles e para esta situação e para esta guerra".

"Sabemos de milhares de pessoas mortas e torturadas, com membros cortados, mulheres estupradas e crianças assassinadas", disse.

Alvos civis

A Rússia nega ter como alvo os civis desde que invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro, no que chama de "operação militar especial" destinada a desmilitarizar e "desnazificar" a Ucrânia. A Ucrânia diz que foi invadida sem provocação.

A destruição e a morte de civis em Bucha podem levar os Estados Unidos e a Europa a impor sanções adicionais contra Moscou, com autoridades levantando a perspectiva de restrições às exportações de energia da Rússia.

Grammy
Em um vídeo pré-gravado e exibido ontem (3) durante a cerimônia do Grammy 2022, em Las Vegas, Zelensky pediu aos artistas que não se calem diante da guerra.

"Na nossa terra estamos lutando contra a Rússia que traz silêncios horríveis com suas bombas. Um silêncio mortal. Preencham o silêncio com música! Preencham hoje. Para contar a nossa história. Falem a verdade sobre a guerra nas redes sociais, na televisão", disse.

O Grammy Awards é uma cerimônia de premiação anual dos profissionais da indústria musical. Depois da apresentação de Zelenskiy, o cantor e compositor americano John Legend tocou a música Free ao lado das ucranianas Mika Newton, cantora, e Lyuba Yakimchuk, poetisa.

"Nossos músicos usam coletes à prova de balas em vez de smokings. Eles cantam para os feridos. Nos hospitais. Mesmo para aqueles que não podem ouvi-los. Mas a música vai seguir de qualquer maneira", afirmou Zelenskiy.

*Com informações da repórter da Agência Brasil Marieta Cazarré e da agência Reuters

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp