Mundo

Presidente da Ucrânia afirma que abandonaria a entrada na Otan; Kremlin nega.

reprodução
“Não temos medo de falar sobre nada. Sobre garantias de segurança para nosso país. Não temos medo de falar sobre o status neutro, e não estamos na Otan no momento“  |   Bnews - Divulgação reprodução

Publicado em 25/02/2022, às 11h01   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, pediu ao presidente da Rússia para entrar em negociação e que poderia adotar um status neutro, o que seria o abandono da entrada na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Em discurso na televisão, poucas horas antes do começo de ataques na capital, Zelensky afirmou que estaria disposto a negociar sobre qualquer assunto
“Não temos medo de falar sobre nada. Sobre garantias de segurança para nosso país. Não temos medo de falar sobre o status neutro, e não estamos na Otan no momento“, declarou

O presidente Ucraniano ainda afirmou que essa condição da desistência de entrar na Otan deixaria o país mais vulnerável a invasões. “Mas que garantias e, mais importante, quais países específicos nos dariam [garantias]?“

Um país neutro significa que um Estado se manterá indiferente em relação a conflitos, e evitaria entrar em alianças militares como o caso da Otan de modo geral.

No entanto, países dados como neutros como a Finlândia, Irlanda, Áustria e Suécia, participam de alianças políticas como as forças ativas de manutenção da paz da Organização das Nações Unidas ( ONU).

Em outro pronunciamento na tarde desta sexta-feira (25), Zelensky pediu o diálogo com o presidente Russo, Vladimir Putin. “ Eu quero mais uma vez fazer um apelo ao presidente da Federação Russa. Vamos sentar na mesa de negociações e parar as mortes”.

O porta- voz do Kremlin, Dimitri Peskov, disse que Putin considera a declaração do presidente ucraniano “um movimento numa direção positiva” e prometeu “analisá-lo”

No entanto, o chanceler russo teria afirmado que a Ucrânia “perdeu a oportunidade das negociações de segurança” e está “simplesmente mentindo” sobre a questão de manter o país neutro.

O chanceler ainda teria dito que a diplomacia só terá lugar quando a Ucrânia se render ao ataque russo
” Estamos prontos para negociações, a qualquer momento, assim que as Forças Armadas ucranianas ouvirem nosso chamado e depuseram suas armas” , disse o chanceler.

Leia mais: 

Entenda a história da Ucrânia, do estado de Kiev à independência da União Soviética

"Estamos em nossa casa, não devemos nada a ninguém e nem vamos entregar nada", declara presidente da Ucrânia

Ucrânia pede aos países ocidentais mais armas

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp