Mundo

Rússia prende jornalista dos Estados Unidos por suposta espionagem

Reprodução/Vídeo
Serviço de segurança da Rússia afirma que jornalista foi preso enquanto tentava obter informações governamentais secretas  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Vídeo

Publicado em 30/03/2023, às 11h06   Cadastrado por Daniel Brito


FacebookTwitterWhatsApp

O serviço de segurança da Rússia, o FSB, anunciou nesta quinta-feira (30) que deteve o repórter do jornal norte-americano The Wall Street Journal, Evan Gershkovich, por suspeita de espionagem. A acusação é de suposta coleta informações classificadas como segredo de estado sobre uma instalação militar da Rússia.

O The Wall Street Journal, por sua vez, negou a acusação e exigiu a libertação imediata de Gershkovich. O FSB afirma que o jornalista foi preso na cidade de Ecaterimburgo, centro-oeste da Rússia, enquanto tentava obter informações governamentais secretas.

Gershkovich é o primeiro repórter de um meio de comunicação dos Estados Unidos a ser preso por acusações de espionagem na Rússia desde a Guerra Fria. A sisutação ocorre em meio ao acirramento das tensões entre Moscou e Washington por causa da guerra na Ucrânia.

A última vez em que um jornalista dos EUA foi detido na Rússia acusado de espionagem foi em setembro de 1986. À época, Nicholas Daniloff, correspondente em Moscou do U.S. News and World Report, foi preso pela KGB, da antiga União Soviética, antecessora da FSB. Ele foi libertado sem acusações 20 dias depois.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp