Mundo

Suprema Corte do Colorado proíbe Trump de concorrer à presidência; saiba detalhes

Reprodução/CNN
Decisão contra Trump vale em âmbito estadual; ex-presidente deve recorrer  |   Bnews - Divulgação Reprodução/CNN

Publicado em 19/12/2023, às 21h03   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Suprema Corte do Colorado, nos Estados Unidos, decidiu nesta terça-feira (19) que o ex-presidente Donald Trump está inelegível para concorrer no estado, no pleito de 2024. 

Segundo o tribunal, Trump se envolveu em uma insurreição ao discursar incitando eleitores descontentes a invadirem o Capitólio, em Washington D. C., no dia 6 de janeiro de 2021. O episódio aconteceu logo após ele perder as eleições presidenciais para Joe Biden.

Com a decisão, o ex-presidente se torna o primeiro candidato presidencial da história do país a ser considerado inelegível para a Casa Branca.

"A maioria do tribunal considera que o presidente Trump está desqualificado para ocupar o cargo de presidente nos termos da Seção Três da Décima Quarta Emenda da Constituição dos Estados Unidos", decidiu o tribunal. "Como ele foi desqualificado, seria um ato ilícito, segundo o Código Eleitoral, o Secretário de Estado do Colorado incluir seu nome como candidato nas primárias presidenciais."

A decisão aplica-se apenas às primárias republicanas do estado, em 5 de março, mas poderá afetar a campanha de Trump nas eleições gerais de 5 de novembro. 

Os advogados pretendem recorrer imediatamente de qualquer desqualificação ao Supremo Tribunal dos EUA, que tem a palavra final sobre questões constitucionais.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp