Mundo

VÍDEO: Barco fica à deriva e governo é acusado de rejeitar ordem de resgate

Reprodução/Vídeo
Todo o combustível do barco foi consumido antes da conclusão do trajeto  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Vídeo

Publicado em 10/04/2023, às 08h07   Cadastrado por Pedro Moraes


FacebookTwitterWhatsApp

Desde este domingo (9), um barco com cerca de 400 pessoas está à deriva, entre a Grécia e a ilha de Malta, na Europa. Uma ONG alemã relatou que nenhum governo ordenou às autoridades marinhas a medida de resgate até as primeiras horas desta segunda-feira (10). 

Informações desta segunda também indicam que o deque traseiro da embarcação, que havia saído de Tobruk, na Líbia, começou a encher de água. Além disso, há relatos de que vários passageiros têm precisado de atendimento médico. 

Um serviço voluntário de suporte a embarcações na região do Mar Mediterrâneo no norte da África sinaliza que o barco está nos mares de Malta. Além disso, até o momento, o governo do país não se manifestou sobre a acusação. 

Assista:

Vale mencionar que, ainda de acordo com as ONGs, existe um aumento evidente no número de barcos transportando migrantes entre o norte da África e o sul da Europa. Segundo as ONGs que fazem resgates na região, nas últimas semanas houve um aumento. 

Durante esta segunda, uma das organizações voluntárias de resgate que avaliam a região, a alemã Resqship, afirmou que 23 migrantes foram a óbito em outro naufrágio. Já na semana passada, 440 pessoas foram resgatadas nas águas de Malta depois de uma operação de resgate de mais de 11 horas realizada por um barco da organização Médicos Sem Fronteiras (MSF).

No último sábado (8), por exemplo, um terceiro barco perto da Tunísia virou e matou quatro pessoas, deixando 23 pessoas desaparecidas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp