Mundo

Xangai inicia maior lockdown contra covid-19 na China em dois anos

Imagem Xangai inicia maior lockdown contra covid-19 na China em dois anos
Bnews - Divulgação

Publicado em 30/03/2022, às 15h28   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Xangai iniciou um lockdown em toda a cidade, com duas fases, nesta quarta-feira (28) para testar seus 25 milhões de moradores, enquanto os casos diários locais atingem novo pico em seu pior surto de Covid-19 até hoje. Na primeira fase, o distrito financeiro de Pudong e áreas vizinhas, localizados a leste do rio Huangpu, que divide a cidade, serão isolados entre segunda e sexta-feira, enquanto áreas a oeste do rio entrarão em lockdown de sexta a terça (5), segundo declaração feita no domingo pela Comissão Municipal de Saúde de Xangai.

O polo financeiro da China tinha negado anteriormente que pretendia impor o lockdown a toda a cidade. Ainda no sábado (26), autoridades de saúde locais disseram que Xangai não entraria em lockdown total pois isso teria impacto negativo nas economias nacional e global.

No entanto, apesar de impor restrições rígidas como o bloqueio parcial de residências e escritórios, as infecções locais produzidas pela variante ômicron continuaram em disparada. A cidade relatou 3.500 novos casos no domingo, o maior número diário desde o início da pandemia, elevando o total neste surto a mais de 16 mil.Wu Fan, membro da equipe de especialistas anti-Covid em Xangai, disse em entrevista coletiva na segunda que a cidade encontrou núcleos localizados de infecções, assim como alguns casos dispersos pela cidade —portanto há um risco potencial de um surto mais amplo na comunidade como um todo.

O lockdown da cidade toda é uma "medida mais decisiva e resoluta" para "reduzir o movimento de pessoas, encontrar rapidamente novos casos de Covid e eliminar completamente a transmissão oculta do vírus na comunidade", disse Wu. Nas áreas bloqueadas, todos os moradores devem ficar em casa. As autoridades vão suspender o transporte público –incluindo ônibus, metrô e balsas– assim como táxis e motoristas por aplicativo. Véiculos não autorizados não poderão trafegar nas ruas.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags