Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: JH caminha para o tetra, Neto planeja passo

Publicado em 03/06/2015, às 23h09   Editoria de Política (Twitter: @BocaoPolitica)


FacebookTwitterWhatsApp

É tetra?
Já se fala nos bastidores da Câmara que os vereadores estão ansiosamente no aguardo da colocação na pauta da Ordem do Dia para a apreciação das contas do ex-prefeito de Salvador, João Henrique, referente ao exercício de 2012. O processo de votação pode acontecer ainda este mês, conforme declarou o presidente da Casa, Paulo Câmara (PSDB). JH teve três contas rejeitas e poderá emplacar a quarta. Caso consiga a façanha, adversários e inimigos adquiridos nos últimos oito anos, deverão soltar gravações dos gritos de Galvão Bueno quando a seleção brasileira venceu o seu quarto título mundial: "É tetra, é tetraaaaa".
Cobiçada Valéria
Dois homens brigando por uma mesma mulher. Essa é uma sinopse bem comum de uma novela ou filme e um fato do cotidiano brasileiro. Porém, existem dois vereadores de Salvador brigando por Valéria. Ao invés da mulher, o bairro. Euvaldo Jorge (PP) e Antônio Mário (PSB) estão em uma queda de braço épica nos bastidores da Casa Legislativa. Cada um se coloca como representante da localidade. Ganha o povo pela luta para levar melhorias e perde ele também por conta das picuinhas políticas.
Lídice Malvadeza
Tem gente que viu como estapafúrdia a informação de que o prefeito ACM Neto (DEM) pode comandar o processo de fusão entre o PPS e PSB. Os pessebistas baianos são comandados pela senadora Lídice da Mata, que é tida como uma espécie de ACM – o avô – de saia. Ela não deixaria o Neto cantar de galo em seu terreiro. 
Plano B
Depois de minar a fusão do DEM com o PTB, ACM Neto mira o comando da nova sigla, que seria formada pelo PSB e o PPS. No entanto, O PT já estaria mexendo as peças para atrapalhar a fusão com o democrata.
Matemática demista
Como o gestor possui suas raízes no seio carlista, questões ideológicas e até emocionais estariam em jogo com sua migração para outra legenda. Nos bastidores da política do Palácio Thomé de Souza, diz-se que a primeira coisa que o democrata estuda, apesar de dizer que só pensa em gerir Salvador, é a viabilidade da sua candidatura à reeleição e em seguida ao governo da Bahia pelo Democratas. O problema está no pouco tempo de TV de que dispõe. Daí, surge a janela para avaliar outras possibilidades, como a da naufragada fusão do DEM com PTB e da agora possível fusão do PSB com o PPS.
Buzu sem segurança
Por falar em ACM Neto, ele anunciou que a partir do mês de julho os ônibus passarão a circular 24 horas. Apesar da boa notícia para os notívagos de plantão, Neto ainda não combinou com a Secretaria de Segurança Pública como será o esquema de segurança nas madrugadas soteropolitanas. Ter buzu e não ter policiamento é pedir para ser roubado.
Entrou areia
A cúpula do Democratas está em chamas na tentativa de ingressar o vereador de Camaçari, Antônio Elinaldo, na Assembleia Legislativa da Bahia.  Principal nome oposicionista do município, Elinaldo é a peça-chave para o prefeito ACM Neto, que estuda arduamente uma maneira de contemplá-lo. Deputados oposicionistas podem receber bons cargos na prefeitura, mas o temor está mesmo em devolver o mandato, caso partidos deixem a base do demista.
Contas de Wagner
A última conta do governo Jaques Wagner foi aprovada pelos conselheiros do Tribunal de Contas do Estado nesta terça-feira (2). Apesar das  irregularidades, as finanças foram aprovadas com recomendações. Desde que assumiu, nenhuma conta do ex-governador foi rejeitada. O mesmo deve acontecer na Assembleia Legislativa da Bahia. O ex-gestor tem tanto prestígio na Casa que até os opositores devem aprovar o último ano de JW.
Política respinga no Camaforró
O rompimento entre o prefeito de Camaçari, Ademar Delgado, e seu ex-padrinho político, Luiz Caetano, ambos petistas, respingou até na identidade visual da festa junina conhecida como Camaforró. A marca que representou a festa durante anos, enquanto durou a paz dos então aliados, passou por renovação esse ano. O secretário de Relações Institucionais de Delgado, Demétrius Moura, diz que a nova marca representa uma "nova proposta da festa com elementos da cidade e mais humanizada".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp